Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Acontece Uma tarde com Patch Adams

Uma tarde com Patch Adams

Henrique Saad


Tive o privilégio de acompanhar o workshop que Patch Adams deu no Brasil, numa tarde que tocou o coração de muitos que estavam ali presentes.  Antes do workshop não conhecia muito sobre ele, além do famoso filme sobre sua vida no fim dos anos 90 e de algumas informações soltas pela internet. O que vi nessa sua visita ao Brasil foi algo grandioso!

Patch Adams é um médico que está revolucionando o mundo através do amor e do verdadeiro cuidar do ser humano.  Sua presença é marcante. Um desses raros seres que realmente impactam o mundo. Incentivando o amor e a interconexão das pessoas, Patch Adams vem transformando a vida de milhares de pessoas.

Durante o workshop fomos recebendo pérolas da vida de Patch Adams, compartilhadas por ele:

- seus atendimentos são gratuitos e a primeira consulta leva em média 4 horas, aonde ele pode verdadeiramente ouvir a razão do paciente estar ali

- dentre as milhares de pessoas com quem se conectou na vida, apenas 3% tinham auto-estima e se aceitavam como eram

- em 48 anos de medicina ele jamais prescreveu um medicamento psicotrópico. Em seu lugar propõe uma série de atos que mudam radicalmente a vida da pessoa, incentivando o amor próprio e o cuidar dos próximos como “remédio” para sentir-se bem

No workshop ele propôs uma intensa dinâmica de grupo para nos ensinar a colocar em prática essa sua visão revolucionária de vida. Durante 4 horas sem qualquer pausa, cerca de 300 pessoas fluíram pelos diversos exercícios propostos por Patch Adams. Vou compartilhar um pouco das minhas percepções sobre eles, mesmo consciente de minha limitadíssima capacidade em passar informações que levam uma vida para serem digeridas.

No início, para formar a base de sua filosofia de vida, ele nos convida a reconhecer o nosso amor próprio em uma série de dinâmicas em duplas. Como podemos amar os outros, se não aprendemos a nos amar direito? Para cuidar melhor dos outros, é essencial aprender a se amar incondicionalmente, com todas nossas falhas e virtudes. Cerca de 8 a 10 exercícios simples e geniais são feitos para reconectar cada um com o seu amor próprio. Claro que alcançar isso não é tarefa simples, pois o “amor” que nós conhecemos normalmente é da boca para fora. Mas é um grande início e, se praticado com sinceridade e regularidade, pode transformar a vida de uma pessoa.

Uma vez conectados com a idéia da importância do amor próprio, Patch Adams progride em seu sistema com intensas dinâmicas em duplas aonde refletimos sobre a importância do ajudar e ser ajudado.  Trocando continuamente de duplas, vamos falando e ouvindo sobre as diferentes formas de ajuda que já presenciamos na vida e como elas nos impactaram. No final, todos temos uma consciência melhor de que, sim, podemos ajudar e também precisamos de ajuda. Está tudo conectado. Ao ajudar alguém em necessidade, você também se ajuda.

Pouco a pouco, Patch Adams vai se aproximando dos sentimentos mais positivos do ser humano, conscientizando-o da interconexão de todos. Ao final, todos estão prontos para o ápice do workshop aonde todos se unem para aplicar na prática uma das formas de tratamento utilizadas por ele.

Patch Adams pergunta se tem alguém doente ou sentindo-se mal no público e alguns sinalizam que sim. Os que levantaram as mãos serão os pacientes. O restante se divide em pequenas rodas de cura xamânica em torno do paciente deitado no chão.

Num sistema ancestral de cura indígena, sem auxílio de tambores, artifícios ou qualquer coisa que seja, as pessoas simplesmente se reúnem com o coração aberto e com a intenção de ajudar aquela pessoa que está necessitando de maior auxílio.

Como ilustrado por Patch Adams, existem alguns pássaros que voam em grupo e quando um deles adoece, dois do grupo descem a terra com ele para cuidá-lo até que melhore. Resgatando esse amor inato ao ser humano, Patch Adams nos abriu para a importância de se interconectar  e criou um ambiente fértil para que essa ajuda viesse de coração entre os participantes.

Claro que muitos estavam lá só para constar, para dizer que foram num evento do Patch Adams..e no meio da roda de cura, mesmo com o pedido para desligar os celulares, insistiam na mania absurda de fazer fotos e “selfies” num momento sagrado..  Triste!

Mas a grande maioria estava lá de coração ao redor do paciente. Guiados pela voz de Patch Adams que também estava no grupo compartilhando de sua energia, os presentes canalizavam o seu amor em direção ao paciente. Cerca de 50 pessoas por paciente criavam uma teia de amor passada pelas mãos numa corrente de energia pulsante.

Senti literalmente meu corpo esquentar como fogo nesse momento, enquanto imagens marcantes de minha vida em que senti o amor de Deus brotavam entre meus olhos fechados. Muitos reportaram fatos semelhantes, em que se sentindo limitados como fornecedores de amor, passaram a ter imagens de familiares queridos, até falecidos, que estavam passando aquele amor para o paciente. Muitos ali presentes tinham os olhos marejados de lágrimas. Muito impactante.  Ficamos um grande tempo nessa teia de amor envolvendo um ser humano como nós, que apenas se encontrava numa situação mais dolorosa naquele momento.

Ao final, Patch Adams pergunta como os pacientes estavam se sentindo. Fiquei admirado ao ouvir que aqueles que estavam com dores, já não tinham mais. Sentiam-se saudáveis, acolhidos, amados e de alguma forma energizados por essa grande teia. Sentiam-se absolutamente melhores.
Patch Adams, espontâneo e sem qualquer pretensão, nos diz... “Pois é, não sei o que acabou de acontecer aqui. É energia, algo que não conhecemos direito. Só sei que funciona! E que me diverti estar aqui com vocês compartilhando dela.”

Em todos transparecia a gratidão por um momento de conexão com o próximo, numa tarde em que Patch Adams nos resgatou um sentimento inato ao ser humano: o amor.

 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo:

Listar Todos Artigos: Acontece