Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Asana Artigos & Sequências Prepare o corpo com esta série suave elaborada para dar uma ajuda ao sistema linfático

Prepare o corpo com esta série suave elaborada para dar uma ajuda ao sistema linfático

Carolina Azevedo

Se você deseja se ver livre de gripes e resfriados durante o inverno, é bom começar a gastar mais tempo sobre o tapetinho. Tias Little, diretor do Prajna Yoga, acredita que uma prática que inclua postura invertidas e com suporte, como a que segue adiante, aumenta a circulação da linfa — um fluido aquoso que circula pelo corpo, filtrando bactérias e vírus por meio de nossos nódulos linfáticos (linfonodos).

Diferentemente do sangue arterial, que se move em consequência dos batimentos cardíacos, a linfa move-se por meio das contrações de músculos esqueléticos. Exercícios físicos, como o Yoga, por exemplo, são a chave para manter a linfa circulando pelo corpo. O movimento linfático também é afetado pela força da gravidade, logo, todas as vezes que a cabeça está abaixo do coração — por exemplo, em uttanasana (postura do alongamento intenso para a frente) e sarvangasana (postura invertida sobre os ombros) — a linfa move-se para os órgãos respiratórios, por onde geralmente os germes entram pelo corpo. Quando retornamos à posição normal do corpo, a força da gravidade drena a linfa, levando-a até nossos nódulos linfáticos para executar a limpeza.

Tias sugere repousar a cabeça sobre um suporte de modo a deixar o pescoço, a garganta e a língua relaxados, promovendo, assim, a livre circulação da linfa pelo nariz e garganta. Permaneça em cada postura por dois a cinco minutos, respirando de forma intensa, sempre com o uso do diafragma.

Não espere que o primeiro espirro apareça para então começar essa prática, pois se isso acontecer, as invertidas podem deixar o corpo e a cabeça agitados. Então, use esta série de posturas para aumentar a imunidade durante o inverno e mantenha os resfriados sob controle.

1 Balasana (postura da criança), com suporte
Sente-se sobre os pés, com os joelhos afastados e os dedos maiores dos pés juntos. Feche os olhos, incline o tronco para a frente e deixe a testa repousar sobre o chão ou em algum suporte, como, por exemplo, uma almofada, cobertor ou bloquinho, de forma que a cabeça e o pescoço possam relaxar mais profundamente. Mantenha os braços no chão, à frente, deixando que os cotovelos flexionem para as laterais.

2 Adho mukha svanasana (postura do cachorro olhando para baixo), com suporte
A partir de balasana, pressione as mãos no chão, gire os dedos dos pés e eleve o quadril e as costas, entrando em adho mukha svanasana. Repouse a cabeça sobre um suporte. Alongue-se a partir da parte medial dos braços, deixando as coxas firmes para trás e afastadas da cabeça.

3 Prasarita padottanasana (postura do alongamento intenso com os pés afastados)
A partir de adho mukha svanasana, caminhe até que os pés estejam alinhados com as mãos e fique de pé, deixando a coluna ereta. Afaste os pés em cerca de 1,20 m e incline o tronco à frente, repousando a cabeça no chão ou sobre algum suporte. Deixe as mãos no chão entre os pés.

4 Uttanasana (postura do alongamento intenso para a frente), com suporte
A partir de prasarita padottanasana, coloque as mãos no quadril, deixando a coluna ereta, e fique de pé. Deixe os pés afastados na largura do quadril e, ao expirar, incline-se à frente, repousando a cabeça sobre um suporte. Segure a parte de trás dos calcanhares com as mãos, trazendo o tronco em direção às pernas.

5 Sirsasana (postura invertida sobre a cabeça)
Fique em quatro apoios, cruze os dedos das mãos e deixe a lateral dos antebraços contra o chão. Recolha o queixo e ponha a parte de trás da cabeça contra a concavidade formada pelas mãos. Estenda as pernas e fique apoiado sobre o topo da cabeça. Eleve as pernas verticalmente. Para maior suporte, mantenha as articulações dos dedos das mãos contra a parede e leve as pernas contra a parede. Relaxe em balasana quando terminar.

6 Sarvangasana (postura invertida sobre os ombros), com suporte
Deite-se de costas com os ombros sobre um ou mais cobertores. Os ombros ficam sobre o cobertor e a cabeça repousa sobre o chão. Eleve as pernas verticalmente, sustentando as costas com as mãos e deixando os braços e cotovelos paralelos.

7 Halasana (postura do arado), com suporte
A partir de sarvangasana, desça as pernas por sobre a cabeça até que os dedos dos pés se aproximem ou toquem o chão. Cruze os dedos das mãos por detrás das costas, alongue os braços e pressione-os firmemente contra o chão. Ative os quadríceps para afastar os ossos do fêmur da face. Para sair da postura, solte as mãos e lentamente desça o tronco mantendo os braços estendidos.

8 Jathara parivartanasana (postura da torção do abdome)
Deite-se de costas e leve os joelhos em direção ao peito. Mantenha o lado esquerdo das costas em contato com o chão e estenda as pernas para o lado direito. Segure a borda lateral do pé esquerdo com a mão direita ou com um cinto. Se sentir dor na lombar, mantenha os joelhos flexionados. A cada expiração, gire o tronco na direção oposta à das pernas. Repita para o outro lado.

9 Setu bandha sarvangasana (postura da ponte), com suporte
Deite-se de costas com os joelhos flexionados e com os pés apoiados no chão. Eleve o quadril e coloque um bloquinho sob o sacro. Pressione a borda lateral dos braços contra o chão e eleve o tronco, mantendo as costelas, o esterno e as clavículas abertos.

10 Siddhasana (postura da perfeição)
Sente-se confortavelmente sobre a borda de um ou mais cobertores, deixando as pernas cruzadas. Verifique se os joelhos estão mais baixos que o topo da pelve. Deixe as mãos sobre os joelhos com as palmas para baixo. Alongue as laterais do tronco e eleve o esterno. Crie espaço sob as axilas como se tivesse um pequeno balão debaixo de cada braço. Respire profundamente, concentrando-se na inspiração.

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: