Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Asana Artigos & Sequências A Importância do Aquecimento

A Importância do Aquecimento

Henrique Saad

O aquecimento é uma preparação essencial do corpo, respiração e mente para a prática de yoga. O aquecimento físico previne lesões e permite uma prática mais harmônica. O aquecimento respiratório e mental potencializa todos os benefícios de sua prática, abrindo portas mais sutis de sua natureza.  Em uma prática de 1 hora sugerimos um aquecimento entre 5 e 10 minutos. O aquecimento deve ser físico, respiratório e mental.


Aquecimento respiratório:

A respiração é uma ponte entre o corpo físico e mental. O respiração profunda, lenta e ritmada é fundamental para obter um maior estado de relaxamento e concentração na prática de yoga. Para tanto, é bastante iniciar a prática com um aquecimento respiratório apto a lhe trazer o foco para a respiração durante todo o dia.

O método mais simples e, muito eficaz, é simplesmente voltar a sua atenção para o ato de respirar. A atenção sobre o ar que entra e sai das narinas torna automaticamente a respiração mais lenta, profunda e ritmada, propiciando maior relaxamento e benefícios em sua prática. Em uma prática de 1 hora sugerimos um aquecimento respiratório por cerca de 3 minutos ou 30 respirações. Vide outras técnicas que podem ser utilizadas no início da seção Pranayama.

Aquecimento mental:

Após adquirir atenção sobre sua respiração, é um bom momento para tornar a sua prática sagrada. Agradeça o momento, por estar vivo, com saúde e por estar apto a cuidar de seu templo interno. É um bom momento para estabelecer um sankalpa (afirmação mental e veemente que será seguida durante a prática, dia ou vida). Um sankalpa pode ser, por exemplo, “respeito meus limites”, que pode ser aplicado durante a prática, durante o dia ou mesmo por toda a sua vida.

Outras sugestões para tornar a sua prática especial: entoar verbalmente ou mentalmente a sua oração ou mantra prediletos,  prostrar-se diante de uma imagem inspiradora (pessoas, objetos, animais, elementos da natureza, uma parede branca etc.) , pensar em sua mãe, ou na Mãe Natureza, etc. Qualquer ato mentalmente inspirador é bem-vindo! Escolha o seu.  

Aquecimento físico:

O aquecimento físico é essencial para prevenir lesões. Veja algumas opções de aquecimento físico na seção aquecimento.


Boas práticas!
 
Hari Om Tat Sat

Henrique Saad: no caminho da Yoga desde 2005, dá aulas e retiros na Chácara Anahata, em São Roque -  www.chakraanahata.org  --  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se, sempre, o auxílio pessoal de um instrutor qualificado.

 

Saiba mais:

Benefícios das asanas.

Dicas para a prática de asanas.

 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: