Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Asana Artigos & Sequências Os Benefícios das Asanas

Os Benefícios das Asanas

Henrique Saad

yoga-beneficios

Como dito no artigo Asanas: o que são? , as asanas almejam a harmonia dos elementos físico, mental e espiritual. A sua prática regular traz inúmeros benefícios físicos e mentais e aqui pretende-se abordar alguns desses benefícios. Saiba quais são eles:

Asanas soltam as articulações do corpo, alongam e tonificam os músculos, massageiam os órgãos internos como o coração, pulmão, estômago, intestino, veias sanguineas, glândulas endócrinas, etc. A sua prática consciente e regular mantém todo o organismo humano em perfeito funcionamento, auxiliando na prevenção e cura de doenças (físicas ou mentais).

Asanas exercem grande influência no funcionamento do sistema endócrino que, por sua vez, exerce fundamental influência em praticamente todas as nossas condutas diárias. O sistema endócrino consiste em diversas glândulas espalhadas pelo corpo, que secretam hormônios específicos para cada tipo de função exigida pelo organismo. O bom funcionamento do sistema endócrino resulta na secreção da quantidade certa de hormônio na hora certa.

Além do sistema endócrino, as asanas também harmonizam o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo e nervoso. O organismo humano é tão complexo e inter-relacionado que o mal funcionamento de uma única glândula ou sistema pode desestabilizar facilmente a unidade inteira.

Asanas também exercem influências sutis no organismo humano, estimulando a livre circulação de prana pelos nadis. Além dos elementos físicos usualmente conhecidos, o corpo humano possui uma energia chamada prana que é responsável pela boa-saúde e equilibrío do organismo. Tal como o sangue circula pelas veias e artérias, o prana circula por canais chamados nadis. Os nadis são facilmente obstruídos pelo tensão do homem, causando uma inibição na circulação de prana por todo o organismo. Por auxiliar na livre circulação de prana pelo organismo, as asanas resultam em clareza mental e tranquilidade.

Asanas alteram positivamente o ritmo da respiração humana. O modo de respirar tem profunda influência sobre o estado mental de uma pessoa. Em estado de tensão, o homem tende a respirar de maneira rápida, curta e irregular. Em estado de relaxamento, a respiração é devagar, prolongada e ritmada. Para a prática de asanas, é essencial a atenção sobre esses aspectos da respiração que, por consequência, trazem relaxamento físico e mental.

Asanas auxiliam a desenvolver a atenção. Na medida de sua possibilidade, o praticante deve estar completamente atento e entregue na prática da asana, sem qualquer interferência de pensamentos, preocupações, etc. Como a asana exige atenção sobre o movimento, alongamento, respiração e relaxamento dos músculos, não sobra muito espaço para divagar em outros pensamentos.

Todos esses fatores acima mencionados se inter-relacionam para trazer harmonia física/mental e, por consequência, proporcionar um desenvolvimento espiritual. Com o corpo e mente saudáveis e relaxados, a pessoa torna-se apta a desligar das sensações físicas e das superficialidades da mente, para buscar a sua verdadeira natureza.


Boas práticas!
 
Hari Om Tat Sat

Henrique Saad: no caminho da Yoga desde 2005, dá aulas e retiros na Chácara Anahata, em São Roque -  www.chakraanahata.org  --  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se, sempre, o auxílio pessoal de um instrutor qualificado.

 

Saiba mais:

A importância do aquecimento.

Benefícios das asanas.

Dicas para a prática de asanas.

 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: