Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bandha Maha Bandha MAHA BANDHA: O GRANDE FECHO

MAHA BANDHA: O GRANDE FECHO

Carolina Azevedo

O Hatha Yoga Pradipika (3.74 – 3.76) ensina:

Praticando [simultaneamente] uddiyana, mula e jalandhara, faz-se subir prana pela sushumna. Desta forma o prana cai imóvel em sushumna e se vence a velhice, a doença e a morte. O yogi que domina estes três importantes bandhas, como praticado pelos grandes siddhas (seres perfeitos), obtêm os siddhis (poderes) descritos nas antigas escrituras.

A palavra sânscrita maha significa "grande" e aqui se refere ao bandha no qual uddiyana, mula e jalandhara são realizados simultaneamente. Também é conhecido como bandha-traya ou "tríplice bandha".


COMO EXECUTAR

Esse bandha inclui o conhecimento aplicado de uddiyana, mula e jalandhara bandhas e é importante que o praticante já os consiga fazê-los corretamente e com uma certa confidência, o que inclui a capacidade de permanecer um longo tempo sem respirar. Bandha-traya é feito somente na posição sentada (ou em alguma invertida no caso de alguém experiente).

1 - Sente-se numa postura confortável, preferencialmente siddhasana ou padmasana. Mantenha a coluna ereta e o corpo relaxado. Respire tranqüilamente;

2 - Faça uma inalação profunda e ao exalar, faça-o pela boca como se estivesse assoprando uma vela;

3 - Com os pulmões completamente vazios, faça jalandhara, uddiyana e mula exatamente nessa ordem. Fique nessa posição com os pulmões vazios o maior tempo possível;

4 - Quando quiser voltar, solte os bandhas na ordem inversa, isto é, mula, uddiyana e jalandhara, erga a cabeça e inale lentamente pelas narinas. Isso completa um ciclo.

5 - Mantenha a respiração calma antes de iniciar um próximo ciclo.


DURAÇÃO E REPETIÇÃO

Este bandha exige grande prática e domínio de seus componentes. Inicie sempre com uma ou três rondas e vá aumentando no decorrer das semanas de prática.


INSERÇÃO NA PRÁTICA

Este bandha é utilizado exclusivamente em conjunto com pranayama e mudra, principalmente antes da meditação.

EFEITOS

Maha bandha aumenta os benefícios dos outros três bandhas devido à sua ação conjunta, regulando todo o sistema endócrino. Seu efeito mais importante dá-se no nível mental e energético, estimulando os chakras e trazendo a mente para um estado de profunda quietude e serenidade.

PRECAUÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES

Todas as outras precauções e contra-indicações dos outros bandhas são aplicáveis aqui.

Fonte: Inspire Yoga

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: