Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Iniciantes Prática Medicinal do Yoga

Prática Medicinal do Yoga

Yogui Dharma

 Você gosta de cuidar de si? Sensação maravilhosa ao se sentir bem consigo mesmo, não é? Percebe-se enquanto corpo material? E quando se fala em estado de transcendência? Você já experimentou algo parecido?

Todas estas perguntas nos levam a imaginar quem somos e se estamos fazendo bem a nós mesmos, trilhando um caminho de auto satisfação.  Imagine poder sentir tudo isso em um caminho interior onde o tesouro a ser descoberto fosse a sua realização enquanto ser humano universal?

O termo Yoga é uma palavra originária do sânscrito e significa “união”, que remete à junção da nossa essência interior que é divina, com Deus, ser divino universal.  Teve sua origem na índia há cerca de 2.000 anos. É uma filosofia de vida e não apenas uma integralização psíquica-corporal.  Você pratica através das várias vertentes do yoga esta integralização e assim se chega à paz interior suprema.

O Yoga baseia-se em oito princípios que conferem os Yoga Sutras de Patanjalí. Também conhecidos como os oito passos do Yoga, esses princípios incluem disciplina (yamas), auto-controle (niyamas), prática corporal (asana), controle da respiração (pranayama), introspecção dos sentidos (pratyahara), concentração (dharana), meditação (dhyana) e conexão espiritual (samadhi).

Há um número crescente de estudos nos últimos dez anos que tem demonstrado os benefícios do yoga para a humanidade, dentre eles: efeitos físicos, como flexibilidade, força e resistência muscular, controle de variáveis fisiológicas, como dor, pressão arterial, respiração, frequência cardíaca e melhora do condicionamento físico; controle de variáveis psicológicas como ansiedade, depressão, estresse, fadiga e estados de humor, além de efeitos sociais, como mudança no estilo de vida.

Segundo pesquisas tem sido difícil compreender o processo saúde/doença dos pacientes, pois os sintomas têm uma característica mais profunda que a fisiológica.  Dessa forma, com a prática do yoga, adquire-se uma percepção corporal e emocional mais elevada, e o paciente passa a entender que muitos de seus sintomas estão relacionados com causas emocionais e não apenas físicas.

Com estas percepções a respeito das práticas milenares do yoga, convido você a aprender um pouco mais sobre o assunto e se beneficiar também desses efeitos. Todos nós temos dificuldades emocionais, psicológicas e físicas que gostaríamos de reduzir os sintomas e até mesmo superar, não é mesmo?

 Vamos praticar Yoga?

 
Yogui Dharma Yogui, Coach e professor de Yoga


Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: