Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Iniciantes 10 perguntas e respostas sobre Yoga

10 perguntas e respostas sobre Yoga

Roberto Bueno
Essa prática indiana tem mais de 5 mil anos e, não à toa, seduz cada vez mais gente. Entre outros benefícios, faz bem ao coração e emagrece.

1 - Quais são os tipos de Yoga?
Mais de 100 tipos de Yoga são reconhecidos no Brasil.Entre os mais populares, destacam-se a hatha yoga, que engloba técnicas corporais, respiratórias e de relaxamento; a bakti yoga, de cunho religioso; a jñana yoga, que busca o autoconhecimento; a raja yoga, também chamada de Yoga mental; e a tantra yoga, que cultua a energia sensorial. Todos visam equilíbrio entre mente, corpo e alma, para atingir o samadhi, que é a plenitude espiritual.

2 - Todos podem praticar Yoga?
"Sim, mas é preciso fazer adaptações", recomenda Luciane Barbosa, professora de yoga São Paulo.

3 - Yoga alivia o estresse?
Sim, e muito. "Os exercícios respiratórios atuam no sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento das funções orgânicas", afirma Marcos Rojo. Assim diminuem os batimentos cardíacos e reduzem a pressão arterial. Além disso, a meditação estimula o desligamento da mente e traz tranqüilidade.

4 - Yoga emagrece?
"Sim, principalmente se o aumento de peso for provocado por distúrbios glandulares e ansiedade", explica Marcos Rojo. Algumas técnicas de respiração e postura atuam de forma benéfica no sistema digestivo, além de favorecer um maior controle da mente. Para derreter gordura, vá de power-yoga, que permite queimar até 600 calorias em duas horas.

5 - Há perigo de lesões?
Sim, mas apenas quando praticada de forma errada. "É preciso respeitar os próprios limites", responde Danilo Santanella, professor de Educação Física especializado em Yoga pela UniFMU. O maior perigo são os danos à coluna, portanto os iniciantes devem tomar cuidado com posturas que exijam mais flexibilidade, força e concentração.

6 - Quanto tempo depois da gestação posso praticar yoga?
Se o parto for normal, um mês será suficiente para reiniciar a prática. "Nos casos de cesárea, é necessário esperar o tempo de cicatrização, mais ou menos três meses", recomenda Milton Marino, responsável pela área médica da Universidade de Yoga, que tem unidades espalhadas pelo Brasil. Aliás, já na gravidez a yoga é benéfica, porque ajuda a baixar o estresse e a ansiedade. Só é preciso fazer algumas adaptações. Técnicas que comprimem o abdômen, como a nauli, estão  proibidas para as futuras mamães.

7 - Sou muito distraída, a Yoga pode ajudar a melhorar a minha capacidade de concentração?
"A yoga exige que o aluno preste bastante atenção em cada movimento. "Trata-se de uma filosofia de vida que busca o autoconhecimento. E a melhora da concentração é uma conseqüência natural dessa prática", responde Luciane Barbosa.

8 - Há exercícios específicos para quem sofra de depressão?
"Exercícios respiratórios, também chamados pranayamas, são bastante eficientes, mas é importante ressaltar que a prática não substitui nenhum tratamento clínico", responde Marcos Rojo.

9 - Pessoas com problemas circulatórios podem praticar yoga?
ão só podem como devem! "Ao mesmo tempo que corrige a postura, a yoga controla o ritmo respiratório e melhora a circulação sangüínea", responde o professor Danilo Santanella. "Associada a outras atividades físicas, como a caminhada, as posturas melhoram ainda mais as condições físicas".

10 - Os benefícios são comprovados cientificamente?
Sim. No exterior há muitos centros de pesquisa que estudam a fundo o assunto. É o caso do Lonavla Yoga Institute, com sede na Índia, e do Mind Body Medical Insitute, nos Estados Unidos. Ambos têm trabalhos específicos sobre yoga e saúde.

Fonte Revista Saúde
 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: