Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Iniciantes Sugestão de filme: Enlighten Up! Ilumine-se!

Sugestão de filme: Enlighten Up! Ilumine-se!

Henrique Saad

Namaste pessoal

Ontem tive o prazer de assistir o filme Enlighten Up, um belo documentário sobre Yoga que recomendo a todos que queiram apreciar diferentes visões sobre essa prática ancestral.

A cineasta Kate Churchill, praticante de yoga há 7 anos, está determinada a provar que a yoga pode transformar qualquer um. Então chama o jornalista desempregado Nick Rosen, de 29 anos, que  é cético e nunca praticou yoga. Ele concorda em ser sua cobaia e partem para uma jornada de imersão de 6 meses nos diferentes estilos de yoga nos EUA e na Índia.

Filme interessantíssimo para mostrar todos os lados do yoga, desde os bons até as maneiras deturpadas como foram se propagando através do tempo.

Impossível não se identificar com o buscador Nick. Quem nunca se sentiu (ou se sente) perdido no meio de tantas interpretações sobre Yoga?

Uma passagem que achei muito inspiradora no filme foi o momento em que Nick foi a Brindavam, na Índia, e encontrou-se com Guru Sharan Anand.

Fiz uma pequena tradução do que asssiti para compartilhar com todos essa passagem poderosa e inspiradora:


Guru Sharan Anand: Você pode fazer qualquer tipo de pergunta,no momento em que quiser.
Nick: Então posso fazer qualquer tipo de pergunta? As minhas perguntas tolas?
Guru Sharan Anand: Perguntas não são tolas. Respostas são. Perguntas nunca são tolas.
....
Nick: O que você acha do jeito que a yoga está se desenvolvendo no Ocidente?
Guru Sharan Anand: Muitas vezes as asanas sao utilizadas para a força física. Porém..asana é mais seu pensamento, mais o seu interior, e menos o externo. E o que se tem feito é 98% externo e, talvez, 2 ou 3% interno.
...
Nick: E qual a conexão desse tipo de yoga com o bhakti yoga (yoga devocional)? Me parecem filosofias completamente diferentes.
Guru Sharan Anand: Deixe-me colocar desse jeito: você veio aqui até mim. Você poderia vir de moto, poderia vir de carro, de avião ou a pé. Para chegar aqui, existem tantas direções. Isto depende de você, do seu momento atual. Porque você é a pessoa mais importante sob o Sol.
Aonde está Leste, de que ponto o Leste começa?  Você é o ponto central. A partir de você, aqui é o Leste. Para mim, Leste poderia ser diferente. Este lugar poderia ser Oeste para você, mas para mim é Leste. Então você é a pessoa mais importante sob o Sol.


O que digo... não é importante o que você está fazendo, mas sim o PORQUE de estar fazendo algo.


Nick: O que você quer dizer?
Guru Sharan Anand: Você pode preparar a comida apenas para o seu próprio consumo.  Você pode preparar comida para alguém que você ama. Ou você pode preparar comida para o seu Ishta, Bhagwan (Deus). Então, a ação será a mesma fisicamente. Mas internamente será diferente. E se você é forçado a cozinhar para alguém que você não goste, você também o fará. Você irá cozinhar, mas não irá apreciar.

Nick: Então, o mesmo eu poderia dizer sobre yoga?
Guru Sharan Anand:Qualquer coisa, meu querido! Para qualquer coisa que esteja sob o Sol. Tudo depende de você. Você deve perceber a importância de si mesmo. Você é a pessoa mais importante, para qualquer decisão, todas as decisões...todas as práticas ou qualquer prática.
...
Nick: E como um cético como eu poderia acreditar em Deus?
Guru Sharan Anand: Você não é obrigado a nada. Não faça aquilo que não aprecia. Se você quer acreditar em Deus, acredite. Se você não quer acreditar em Deus, não acredite. E, ainda, você poderá ser uma pessoa espiritual.

Nick: E o que me faz ser espiritual?
Guru Sharan Anand: Apenas seja você mesmo. Seja a sua verdadeira natureza.

Nick: Muitas vezes acho que não sou capaz de achar minha verdadeira natureza sozinho. Existe alguma prática específica que me auxilie nesse caminho?
Guru Sharan Anand:O máximo possível, tente se livrar do que você NÃO é...e do que você desnecessariamente carrega consigo mesmo. Tente se livrar disso. Felicidade não está fora, está dentro de nós.


Trecho do filme pode ser assistido no youtube:

 

 

Boas práticas!
 
Hari Om Tat Sat

Henrique Saad: no caminho da Yoga desde 2005, dá aulas e retiros na Chácara Anahata, em São Roque -  www.chakraanahata.org  --  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: