Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Dúvidas de Iniciantes O que são Chakras?

O que são Chakras?

Henrique Saad
chakras2

A palavra chakra em sânscrito significa “roda”  e se refere aos centros psíquico-espirituais que temos no corpo sutil (corpo prânico ou corpo astral). São centros de energia sutil (prana), localizados em diferentes partes do corpo e funcionam como verdadeiros gatilhos mentais: dependendo do chakra que estiver ativo, um nível de consciência estará presente. Assim, se o chakra muladhara (1º chakra, da raiz) estiver ativo, teremos um nível de consciência mais instintivo, de sobrevivência. Se o chakra ajna (6º chakra, frontal) estiver ativo, teremos uma consciência voltada à paz e intuição.


Em diversas tradições, acredita-se que o corpo humano não se limita à carne e osso visível ao olho humano. Muitos estudos científicos e até equipamentos (como a câmera kirlian) efetivamente comprovam que há uma energia sutil circulando pelo nosso corpo.

Essa energia, na Yoga, é chamada de prana. Na medicina tradicional chinesa e japonesa recebe o nome de ki, qi ou chi, nos países islâmicos de baraka e de diferentes outros nomes em diversas tradições, tendo a medicina ocidental chamado o prana de energia bioplasmática. O equilíbrio dessa energia vital é fundamental para a saúde e qualidade de vida do indivíduo e, por conseqüência, da sociedade.


O prana circula pelo nosso corpo por um sistema sutil de veias e artérias, chamado nadis (meridianos na acupuntura). Os chakras são encontrados justamente nos pontos principais de intersecção dessa energia sutil (prana).  De acordo com a anatomia yogi, temos mais do que 1000 chakras em nosso corpo sutil. Desses chakras, 108 são considerados como os mais importantes, e 7 são primários:

1. Muladhara -   Chakra raiz ou chakra base. É o primeiro chakra principal e localiza-se no assoalho pélvico, próximo ao períneo.

2. Svadhistana (Swadhistana) -  Chakra esplênico ou sacro. É o segundo chakra principal e localiza-se no sacro, região pouco abaixo do umbigo.

3. Manipura - Chakra do umbigo ou chakra umbilical.  É o terceiro chakra principal e localiza-se na região da coluna vertebral atrás do umbigo.

4. Anahata -  Chakra cardíaco ou chakra do coração. É o quarto chakra principal e localiza-se na região da coluna vertebral atrás do coração.

5. Vishuddha (vishuddhi) – Chakra laríngeo ou chakra da garganta.  É o quinto chakra principal e localiza-se na região da coluna vertebral atrás do garganta.

6. Ajna –  Chakra frontal (terceiro olho). É o sexto chakra principal e localiza-se no ponto central do cérebro, atrás do ponto entre as sobrancelhas.

7. Sahasrara –  Chakra coronário (coroa, alto da cabeça). Em sânscrito significa “Lótus de Mil Pétalas”.  É o sétimo chakra principal e localiza-se no alto da cabeça, na região da moleira.

Cada chacra é relacionado com cores, formatos,  um mantra, e normalmente são simbolizados como flores de lótus com determinado número de pétalas.  Cada chakra é localizado na área das principais glândulas do corpo e está associado com o funcionamento dessa glândula. Portanto, equilibrar o fluxo de energia em cada chakra é fundamental para o equilíbrio de todo o organismo.

Numa prática de Yoga, o equilíbrio de energia nos chakras podem ser feito de duas maneiras:

1. Do externo para o interno: através de técnicas físicas e respiratórias balanceamos determinada glândula e, por conseqüência, influenciamos o chakra relacionado.
2. Do interno para o externo: através de mantras e meditação especifico para um chakra, ativamos a sua região e trazemos equilíbrio à glândula relacionada.

As duas maneiras são alternativas eficazes para o praticante de todos os níveis equilibrar o corpo, mente e espírito. Escolha a sua e boas práticas!

Boas práticas!
 
Hari Om Tat Sat

Henrique Saad: no caminho da Yoga desde 2005, dá aulas e retiros na Chácara Anahata, em São Roque -  www.chakraanahata.org  --  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se, sempre, o auxílio pessoal de um instrutor qualificado.

 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: