Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Fórum Iniciantes Alguem me explica o significado dos mant...
 Forum Yoga Brasil :: Iniciantes
Hari Om, Visitante   
Responder
 -Alguem me explica o significado dos mantras?.. 29-07-2010 11:51:22 
spiderss
Brahmacharya
Membro desde: 27-07-2010 11:51:33
Posts: 2
Localização

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, eu sou praticante de Yoga a pouco menos de 4 meses, comecei a praticar yoga com o intuito do auto-conhecimento, e digo que estou gostando bastante.

Porém ainda não tenho muito conhecimento sobre a "filosofia" do yoga (se assim posso chamar), uma das minhas duvidas é o pq dos mantras e seus significados.

Queria saber também se alguem tem algum material (sites ou livros) de auto-ajuda baseados no ensinamento do Yoga. Eu leio bastante Osho, o que me ajuda bastante e me fornece varias maneiras de me conhecer melhor, mas eu estava querendo alguma coisa TOTALMENTE voltada para o Yoga.

Que o Yoga esta melhorando minha vida é fato, eu só queria entender um pouco mais e mergulhar nos ensinamentos, filosofias e conhecimentos que a Yoga proporciona fora das aulas (a maneira Yogue de ser).

Não sei se falei besteira... Estou na minha jornada de auto-conhecimento e espiritualidade a +- 1 ano (tenho 22 anos) ... então n sei mta coisa ainda heehhehe.

Muito Obrigado,

Namaste.

Citar
 -Resp:Alguem me explica o significado dos mantras?.. 10-08-2010 20:13:08 
henrique
Vanaprastha
Membro desde: 03-02-2009 05:03:06
Posts: 50
Localização

Namaste

Mantra (do sânscrito  Man - mente, Tra - alavanca) é uma sílaba ou frase (geralmente em sânscrito ou qualquer outra língua morta) que auxilia o desenvolvimento da concentração daquele que o repete com devoção e intenção.

É comum encontrar a prática de repetição de mantras nas diversas linhagens de yoga, que utilizam estes sons especiais como forma de auxiliar a concentração e energização do praticante.

Algumas coisas que valem ser lembradas sobre os mantras:

1)    Mantras são sons com base em energia. Cada sílaba de um mantra tem um fim específico de gerar determinada vibração em seu organismo. Enquanto as palavras do dia-a-dia são baseadas no significado que foi convencionada para elas, os mantras são baseados na energia que despertam.

2)    Mantras são sons com base nos chacras: cada uma das 50 sílabas sânscritas corresponde a uma das pétalas dos chacras. A vibração de cada sílaba traz energia para cada determinada pétula.

3)    Mantra – combinado com intenção – aumenta os benefícios físicos e espirituais: a intenção e atenção no ato de entoar o mantra potencializa os seus efeitos benéficos.


4) Mantras podem ser repetidos de quatro formas: 1- verbalmente (em voz alta); 2 - sussurrando; 3 - mentalmente; 4 - de maneira escrita.  Normalmente é mais fácil ao iniciante manter a concentração no mantra repetido em voz alta e, gradualmente, ir para as formas mais sutis sem perder a concentração.

5) Seja qual forma e qual mantra escolher, pratique com intenção e devoção. Para potencializar os efeitos da prática, entregue-se completamente ao momento e vibração energética que está gerando.

Há incontáveis mantras, desde o mantra primordial OM; até o gayatri mantra, ou Asa To Ma ; ou Om namah Shivaya; ou  Hare Krishna...  Cada mantra tem um significado diferente e você encontrará as mais diversas traduçoes para eles... um livro que gosto bastante com traduçoes é o Healing Mantras do Thomas Ashley Farrand.

Espero que tenha ajudado!

Quanto ao material de estudo, estou coletando informações para postar na sessão Estudos do fórum.

Namaste

Henrique

www.chakrananahata.org

Retiros Yoga & Ayurveda em São Roque/SP

 

*ao cadastrar-se gratuitamente no Portal Yoga Brasil é possível postar no fórum como usuário e inscrever o post para receber notificações de respostas em seu email. 

Citar
 -Estudos científicos sobre os benefícios dos mantras.. 10-08-2010 20:25:57 
henrique
Vanaprastha
Membro desde: 03-02-2009 05:03:06
Posts: 50
Localização
Aproveitando o tópico, compartilho alguns links muito interessantes com estudos científicos sobre os benefícios físicos e mentais da prática de mantras:

Dentre os diversos estudos, há a conclusão de que a prática regular de japa (repetição do mantra) reduz consideravelmente a pressão arterial, níveis de estresse, batimentos cardíacos e frequência das ondas cerebrais.

- Effect of rosary prayer and yoga mantras on autonomic cardiovascular rhythms: comparative study (www.bmj.com/cgi/content/full/323/7327/1446)

- Transcultural perspectives on researching rosaries and mantras (www.bmj.com/cgi/eletters/323/7327/1446)

- Spectral Analysis of the Vedic Mantra Omkara (http://www.svyasa.org/research_papers/sao/intro.asp)

- Dynamic Interactions Between Musical, Cardiovascular, and Cerebral Rhythms in Humans (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19569263)

- Cerebral blood flow changes during chanting meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19773673)

- Autonomic changes during "OM" meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8582759)



Citar
 -Resp:Alguem me explica o significado dos mantras?.. 31-08-2013 13:53:44 
rcmello
Brahmacharya
Membro desde: 21-02-2013 07:57:08
Posts: 5
Localização

Pegando carona no tópico eu vi  mais de uma explicação para o mantra Hari Om, e só o ouvi mais como uma música no Youtube. Depois vi a expressão como saudação em um site.

Poderiam me explicar mais, pois escolhi como mantra e pratico em um ciclo respiratório o Hari, seguido por outro ciclo Om. Além disso me fixo na tradução de - Verdade captura meu coração, tendo em mente no Hari o esvaziamento do ego e no Om o preenchimento com a divindade.

 

Algo errado ou que possa melhorar?

 

Grata _/_

Citar
 -Resp:Alguem me explica o significado dos mantras?.. 03-09-2013 08:13:35 
henrique
Vanaprastha
Membro desde: 03-02-2009 05:03:06
Posts: 50
Localização

Tem muitas explicações para o mantra Hari Om.

Uma delas:

Om é a pranava,  o som/energia primordial que dá causa a todas as coisas. É a manifestação de Deus sem forma.

Hari é uma representação de Deus com forma, sendo um dos nomes de Vishnu. Hari vem de Hara que traz a conotação de "remover a  escuridão da ignorância (do seu verdadeiro Ser)".  Assim invocamos Hari Om como forma de nos conectar com essa energia que transcende nosso ego individual e nos conecta com a energia universal que está em todos os seres. 

Achei ótima a forma de você interpretar o mantra. E sintonizar com a respiração é um grande ferramenta para concentrar a mente. 

Boas práticas!

 

Citar
 -Resp:Alguem me explica o significado dos mantras?.. 13-09-2013 08:58:39 
REGINA MELLO

Visitante

Grata por sua atenção e esclarecimento.

_/_

Citar
Responder
Página # 


Powered by ccBoard