Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cuidando da sua Casa Lar Como cultivar a auspiciosa flor de lótus

Como cultivar a auspiciosa flor de lótus

Helena Takahashi

lotus-oferenda


Aprenda como cultivar a auspiciosa flor de lótus.

1. Se for comprar sementes de lótus, escolha um produtor ou fornecedor confiável. A maioria das lojas não vendem estas sementes, provavelmente você terá de encontrá-los em um catálogo ou na internet. Você pode também colher sementes de uma planta adulta desde que a cabeça (a base aonde se encontram as sementes) esteja completamente seca (sinal de que as sementes estão maduras).

2. Remova com cuidado a película escura das sementes, a coloração será branca.

3. Coloque as sementes em um pequeno recipiente coberto com água pura (de preferência filtrada sem cloro). Mude a água cuidadosamente várias vezes ao dia, até as sementes brotarem. Isso vai acontecer em média cerca de 5 dias. Em seguida, mova os novos brotos para um lugar com luz intensa

4. Quando os brotos atingirem de um a dois centímetros de comprimento, coloque as sementes delicadamente em um recipiente grande, por exemplo num balde de plástico, com o fundo de barro ou argila.

5. Aguardar até que a planta cresça a ponto de formar pequenas folhas flutuantes. O nível da água deve ser mantido pelo menos 4 a 6 centímetros acima do topo do nível do barro.

6. Quando as plantas começarem a produzir pelo menos 4 folhas aéreas transportar para o local permanente e fertilizar, as plantas necessitam de pelo menos 6 horas de luz direta. Existem fertilizantes em pílulas que podem ser adquiridos pela internet (http://www.waterplants.com/cgi-bin/db.cgi?FERTILIZER+TABS&&sf1=Category) ou se optar por fertilizantes orgânicos tomar cuidado com a fermentação. Uma opção que é comumente utilizada é pó de peixe seco.

Para saber mais:

The Lotus: Know It and Grow It – Kelly Billing, Paula Biles (leia o livro online no Google Books clicando aqui)
Lotus Flower Cultivars in China - Wang Qichao, Zhang Xingyan

 
Helena Takahashi é Terapeuta Nutricional e Professora de Yoga. Ministra cursos e retiros na Chácara Anahata www.chakraanahata.org


Comentários   

 
+1 #15 Iris Helena Gomes 07-05-2013 10:47
Helena eu gostaria de saber qual é a época mais adequada para plantar a semente de lótus, para florescer na primavera. Grata!
Citar
 
 
0 #14 Giulliane 11-04-2013 23:58
Boa noite, eu sou de Curitiba e vou me casar dia 23/11, gostaria que meu buquê fosse de Flor de Lótus, porem nõ estou encontrando, alguem sabe aonde posso comprar a flor? nem que seja em outro estado?
Citar
 
 
+2 #13 Vanusa 13-04-2012 15:50
Será que no Centro-oeste ela vai se adaptar?
Citar
 
 
-5 #12 sena 13-04-2012 06:34
ja cultivo orquideas a algumtemppo, e sou apixonado por frores de ltus e serejeiras.
vou tentar ese der certo, vou ficar imençamente grato...
Citar
 
 
0 #11 Patricia 20-03-2012 11:06
Basta colocar em um recipiente com água pela metade, colocar no sol, todo dia reponha a água perdida, a minha esta bonita e viçosa...
Citar
 
 
-1 #10 Patricia 20-03-2012 11:05
Eduardo, eu comprei uma muda na liberdade em são paulo, havia um rapaz na rua com várias mudas, ele esta lá sempre aos domingos na feira da p~raça principal.
Citar
 
 
+1 #9 Adenir 16-12-2011 07:26
A quem interessar.
Comprei sementes de lotus, de varias cores e tamanhos, dobradas e simples.
Encontrei no site DHGate e o vendedor é Roy14317602.
As sementes chegaram rápido e na própria página da compra já vem como cultivar e muitas fotos ilustrativas.
Estou na maior expectativa, as primeiras folhinhas já estão despontando.
Espero que elas cresçam e me deem muita alegria.
abraços.
Ah, aproveitei muito as explicações do cultivo que encontrei aqui.
Obrigada.
Citar
 
 
-2 #8 Vera 02-11-2011 18:46
Nome Científico: Nymphaea alba
Sinonímia: Nymphaea occidentalis, Castalia alba
Nome Popular: Ninféia-branca, lírio-d'água, nenúfar-branco, lírio-branco
Família: Nymphaeaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa, Ásia e África
Ciclo de Vida: Perene
A ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, em regiões de clima temperado. Suas folhas são grandes, emersas, semi-flutuantes , cordiformes, coriáceas, brilhantes, de coloração verde-escura na página superior e avermelhada na inferior. Elas são sustentadas por longos pecíolos que ligam-se ao rizoma, carnoso e horizontal, enterrado no fundo do lago. As flores solitárias surgem em longos pedúnculos, são brancas com muitos estames de anteras amarelas. São hermafroditas e podem se autopolinizar, assim como podem ser polinizadas por insetos. O fruto formado é do tipo aquênio, com sementes que se dispersam pela água.

É uma planta belíssima para adornar espelhos d'água, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical, onde outras ninféias mais populares podem não se adaptar muito bem. Durante o inverno, a ninféia-branca perde suas folhas e entra em dormência, auxiliando na iluminação do lago. Na primavera sua folhagem rebrota e ela pode fornecer sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Exige pouca manutenção, apenas a retirada de folhas mortas para manter a boa qualidade da água. Adapta-se a ambientes bastante poluídos, auxiliando na recuperação ecológica do lago.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques, sendo plantadas diretamente no lodo de lagos naturais ou em vasos dentro de tanques. O nível de água para o cultivo da ninféia-branca deve estar entre 40 e 50 cm. Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno. Adubações orgânicas leves estimulam seu crescimento. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.
Citar
 
 
0 #7 Bruna 22-09-2011 03:26
Acho facinate esta flor e acho que tentar cultivala !
Citar
 
 
+2 #6 Dinora 21-08-2011 13:14
Olá...é possivel cultivar a flor de lótus no jardim de uma casa?..como seria e o que eu precisaria fazer?

Grata pelo espaço e ajuda
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de doações, compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: