Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cultura da Índia Dança Indiana A DANÇA CLÁSSICA INDIANA E SEUS ESTILOS

A DANÇA CLÁSSICA INDIANA E SEUS ESTILOS

Julia Müller
bailarinas-indianas

Na Índia, a dança é considerada uma antiga tradição. Uma terra de diversas culturas, tradições e línguas, o país tem dado origem a um grande número de danças clássicas, moldado pela influência de um determinado período e ambiente. Estas danças foram preservadas através dos séculos e se tornaram uma parte importante da nossa cultura atual. Todos e cada dança clássica da Índia é considerada a especialidade de uma determinada região ou tribo e segue o seu próprio ritmo, seja ele em termos de música, passos, fantasias ou estilo. A Dança Clássica Indiana pode ser rastreada até 400 aC, aos tempos de Natya Sastra de Bharata Muni. Na verdade, Bharata’s Natya Sastra, considerada a Bíblia da Índia, é a fonte mais importante para determinar as características das danças. Atualmente, algumas das danças populares clássicas da Índia são Bharatnatyam, Kathak, Kathakali, Kuchipudi, manipuri, Mohiniattam e Odissi. Essas danças trouxeram uma sensação de bem como os países ocidentais. Hoje, cada uma das danças clássicas indianas tem uma identidade própria e cruzamento de todos os limites, e é reconhecido mundialmente.

Dança Clássica Indiana

Bharatnatyam
Nativo de Tamil Nadu (um estado no sul da Índia), Bharatanatyam é uma das formas mais populares da dança clássica indiana. Foi anteriormente referido como Sadir, Dasiattam e Thanjavur Natyam. A dança exige forma incondicional e total dedicação a partir do lado do ator.
Kathak
Kathak, que teve origem no norte da Índia, representa um dos oito tipos de danças clássicas indianas. O nome Kathak foi derivado da palavra sânscrita “Katha”, que significa história. Kathak incide mais sobre o trabalho dos pés do dançarino.
Kathakali
No pitoresco estado de Kerala Índia é conhecido como uma dança dramática conhecida como Kathakali. Embutido em histórias da epopéias, Ramayana, Mahabharata e do Puranas (antigas escrituras), essa dança crê-se que tiveram origem no século 16.
Kuchipudi
Kuchipudi foi introduzido como uma dança teatro, mas hoje tem história completamente diferente. Ele foi reduzida para apenas uma dança, com o drama completamente ausente. Os bailarinos de Kuchipudi fazem hoje a apresentação individual da dança.
Manipuri
Manipuri é a dança clássica do Manipur na região Nordeste. Muito religiosa e associado ao culto de Vaishnav, hinduísmo, esta forma de arte essencialmente descreve episódios da vida do deus Vishnu. Manipuri é o estilo de dança multifacetada e varia entre os suaves movimentos masculino para o feminino.
Mohiniatam
Mohini, segundo a mitologia indiana, é uma mulher muito bonita, que atrai as pessoas instantaneamente. Ela é considerada como uma feiticeira, e assim, Mohiniattam é a dança da feiticeira.
Odissi
Baseada em Natya Shastra, Odissi é considerada uma das mais antigas formas sobreviventes dança da Índia, com indícios arqueológicos bem preservados. Foi originado de Orissa e sua história pode ser rastreada até o 2 º século aC. Essa dança foi amplamente representada nas esculturas do templo Brahmeswara e no Templo Konark.

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: