Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cultura da Índia Dança Indiana O estilo Manipuri de dança indiana

O estilo Manipuri de dança indiana

Julia Müller

manipuri-danca-indiana

Manipuri é a dança clássica do Manipur, região Nordeste da Índia. Muito religiosa e associado ao culto de Vaishnav hinduísmo, essa arte essencialmente descreve episódios da vida do deus Vishnu. O estilo de dança Manipuri é multifacetada e varia entre os suaves e vigorosos movimentos masculino para o feminino. Muita graça é encontrada em todos os aspectos e oferece a gama de técnica, rítmica e de tempo, o que torna a dança manipuri uma emocionante experiência. Proveniente de um estado do nordeste da Índia, Manipur, os movimentos do corpo, pés e expressões faciais na dança são delicadas de completa devoção.

História
O passado e a origem da dança manipuri não é clara, pois existem muitos mitos e lendas que foram associados a ela. Os primeiros registros desta dança foram a cerca de 100 dC. Foi o Rei Bhagyachandra do século 17., que estabeleceu manipuri como uma dança numa base sistemática. Ele deu o Rasleelas (dança) e Sankirtan (forma de invocação) as perspectivas de um novo composto de três a cinco tipos de Ras Lilas - o Maha Ras, o Basanta Ras e os Kunja Ras. Além de codificar o estilo de Ras Leela, o Rei Bhagyachandra também projetou a bela dança manipuri disfarçada. Essa dança deu um passo à frente em 1954, quando o Colégio de Dança Manipur Imphal foi formado. Hoje denominado como, Jawaharlal Nehru Manipur Dance Academy, a instituição teve início com três grandes expoentes do gênero como o seu professor - Guru Amubi Singh, Guru Amudon SHARMA e Guru Atomba Singh. Com o tempo, manipuri ganhou muito apreço e admiração. Mais tarde, em 1972, manipuri Nartanalaya foi fundada em Mumbai, Kolkata e Imphal, enquanto em Nova Deli, onde manipuri Nrityashram foi estabelecido

A Dança
O Vaishnava trouxe com ele a origem da dança manipuri. O repertório é dominado pelos temas da Vishnu Puranas, Bhagvata Puranas, e Geeta Govinda. Lentos e graciosos movimentos fazem o manipuri diferenciar de outros estilos de dança. Os movimentos dos braços são delicados e suaves, assim como os movomentos dos pés que o caracteriza essa dança. Essa dança é conhecida pela sua aparência suave e ondulante. Enquanto o feminino ‘Rasa’ se baseia-se no Radha-Krishna tema característica dos grupo de ballets e solos, a parte dos homens “Sankirtana” são realizados ao ritmo pulsante do manipuri Dholak e estão cheios de vitalidade e energia.

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: