Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cultura da Índia Dança Indiana O estilo Kathak de dança indiana

O estilo Kathak de dança indiana

Julia Müller

kathak

Kathak teve origem no norte da Índia, ela representa um dos oito tipos de danças clássicas indianas. O nome Kathak é derivado da palavra sânscrita “Katha”, que significa história. Os movimentos da Kathak são controlados e habilmente executadas diretamente das pernas, por bailarinos vestindo sinos nos tornozelo (ghunghroo). Os figurinos e os temas de Kathak são muitas vezes semelhantes aos de Mughal miniatura de pinturas.

História
Inicialmente,os dançarinos conhecidos como ‘katthakas’ usavam para as apresentações aldeia, templo, pátios e praças em todo o país, desdobrando contos mitológicos e moral da antiga das escrituras. São utilizados para contar as histórias gestos e expressões faciais. Música e dança foram utilizados por eles para iluminar a história e para animar-se. Com o tempo, esta tomou a forma de dança Kathkalakshepam e Harikatha no sul da Índia e veio a ser conhecido como Kathak no norte do país.

Kathak enfrentou uma drástica transição, devido à influência de Mughal na dança e na música. Na realidade, acredita-se ter passado por sua maior transformação em torno do século 15. Primeiramente num templo ritual, a dança mais tarde mudou para o Royal Court entretenimento, principalmente devido ao as influências de Mughal. O kathakars desenvolveu um estilo de puro entretenimento dos imperadores.


Traje

Traje Feminino
Sari é o traje tradicional das mulheres em Kathak. Pode ser usado tanto em um estilo quotidiana, ou amarrados permitindo uma maior liberdade de movimentos durante a dança. No entanto, lehenga-choli é usado por mulheres, com um opcional odhni ou véu. Depois, há o costume Mughal, que consiste de um angarkha, montados acima da cintura e uma saia de corte rodado. As pernas são cobertas pelo churidar. Pequenos bandi colete e um cinto feito de pedras preciosas ou zari que são os acessórios opcionais.

Traje Masculino
O traje tradicional para os homens, na dança clássica do Kathak, é o nu-chested. Abaixo da cintura é o dhoti, que normalmente é ligado no estilo Bengali. A dhoti com muitas dobras. O traje para Mughal Kathak compreende Kurta-churidar. O Kurta pode ser um simples e tem um comprimento pelo menos até o joelho. Os homens podem usar angarkha e também têm uma opção de usar bandi. Seus acessórios opcionais incluem o pequeno pico cap.

Ghunghru
Ghunghru (ou ghunghroo) constitui um importante componente do Kathak. É composto de pequenos sinos que estão vinculados ao redor dos tornozelos de uma dançarina. Os sinos do kathak, são diferentes dos utilizados nos outros estilos de danças clássicas indianas, como eles não são colocados em um bloco ou em tiras de couro. Ao contrário, eles são individualmente costurados ao longo de uma corda grossa.

Elementos
Kathak é o belo resultado das culturas hindu e muçulmana. Ele encarna e reflete a dança e as suas características das culturas. Drama, humor e sentimento e pura técnica são as três principais características deste estilo de dança. Os elementos do Kathak inclui movimentos lineares e circulares nas extensões do corpo, controlados manualmente, rítmica dos pés e rápidas pirouettes. Estes elementos, quando combinados com uma dançarina do divino e espiritual Estado.

 

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: