Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cultura da Índia Dança Indiana O estilo Kathakali de dança indiana

O estilo Kathakali de dança indiana

Julia Müller

kathakali-indiana

É no estado de Kerala na Índia que uma dança dramática é muito conhecida como Kathakali. Embutido em histórias das epopéias, Ramayana, Mahabharata e do Puranas (antigas escrituras), essa dança clássica indiana, crê-se que tiveram origem no século 16. Kathakali pode ser descrito como um alto estilo de dança clássica indiana-ficção, assinalando as maquiagens pesadas e trajes com muitos adornos dos bailarinos. Gestos detalhados e bem definidos com movimentos corporais (apresentado em sintonia para reproduzir música e percussão) são algumas outras notáveis características dessa dança. Elaborar máscaras, cabeça grande e enormes saias-vestidos são exclusivamente utilizados pelas executantes de Kathakali.

História
Kathakali teve origem a partir da dança-teatro - Ramanattam e Krishnanattam. A palavra “attam” significa promulgação. Estas duas formas de dança, juntamente com Kathakali, tratam da apresentação das histórias dos deuses hindus e Rama Krishna. Kottarakara Thampuran, o governador da província de Kerala sul de Kottarakkara, compôs várias peças sobre o Ramayana, o que levou à evolução de Kathakali. Hoje, Ramanattam e Krishnanattam tornaram-se completamente extinta, mas na história tende a continuar a ser uma parte de Kathakali. Teve origem no século 16 dC, aproximadamente entre 1555 e 1605, e foi milagrosamente melhorando ao longo dos anos.

Performances
Kathakali é emotivo e suas apresentações geralmente são muito longas. Esta forma de dança é geralmente realizada nos templos. Os bailarinos englobam a dança com um diálogo e tentar trazer o mito e a lenda para a vida. Este formulário é acompanhado por dança, percussão e vocalistas. Os bailarinos têm tais convicções fortes sobre os personagens que eles desempenham. Tradicionalmente, o desempenho começa depois do pôr do sol, e continua até tarde da noite. Às vezes, leva a noite toda para um desempenho a ser concluída. Hoje em dia, devido à escassez de tempo, não é raro ver performances com mais de três horas.

Três grupos de executantes
Kathakali tem três grupos de atores, incluindo os atores / dançarinos, cantores e percussionistas. Sem um outro não é possível. O ator ou dançarino desempenham uma variedade de papéis, incluindo os de reis, deuses, demônios, heroínas, animais, sacerdotes, etc. Cada papel tem um estilo particular de maquiagem e trajes como sua característica. Mãos, gestos ou mudras, juntamente com extensas expressões faciais e movimentos oculares, são utilizados pelos dançarinos para veicular seus diálogos com a platéia. Os instrumentos constituídos por 3 tipos de pratos e tambores, com cada um dos tambores produzem um som distinto, utilizado por um terceiro grupo (de percussão).

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: