Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cultura da Índia Dança Indiana O estilo Mohiniattam de dança indiana

O estilo Mohiniattam de dança indiana

Julia Müller

mohiniattam-danca-indiana

Mohiniattam é uma das Danças Clássicas Indianas. Mohini, segundo a mitologia indiana, é uma mulher muito bonita, que atrai as pessoas instantaneamente. Ela é considerada uma feiticeira, e assim, Mohiniattam é a dança da feiticeira. Acredita-se de ter sido nomeado após Senhor Vishnu, que havia se disfarçado como “Mohini”, com uma intenção de matar Bhasmasura. No entanto, a base desta dança não é a sedução sozinho. Também significa transformação de Lord Vishnu em feminino e também o conceito de “Ardhnareeshwara”, ou seja, masculino e feminino como um. Como muitas outras formasde dança, é essencialmente dedicada ao amor e a devoção a Deus e foi restrito aos Devadasis.

História
A primeira referência à Mohiniattam foi encontrado em Vyavaharamala , composto por Mazhamangalam Naryanam Namboodiri, atribuído ao século 16 dC. No século 19, Swati Thirunal, o rei de Travancore, tentou incentivar o desenvolvimento deste estilo de dança. Depois dele, Mohiniattam sofreu muito, devido à exploração pela Satraps e os latifundiários. E Kalamandalam Kalyaniamma e Chinnammu Amma são os últimos elos de uma tradição que nutriram desaparecendo aspirantes na disciplina em Kalamandalm.

O Tema
O tema da Mohiniattam é o amor e a devoção a Deus. Senhor Vishnu ou Krishna é o herói na maioria das apresentações. Os espectadores sentem Sua presença invisível quando a heroína ou a sua empregada detalha os sonhos e ambições, através dos movimentos circulares, delicados e sutis expressões. A dançarina, é capaz de encontrar um espaço adequado para improvisos e sugestivo bhavas através do tempos lentos da música. No formato, esta dança é semelhante ao Bharatanatyam. Os movimentos são graciosos como Odissi. Mohiniattam, como muitas outras formas de dança, segue a Hastha Lakshandeepika, com um livro para Mudras, ou gestos manuais.

Repertório e Passos
Mohiniattam, essencialmente, é uma dança solo, mas atualmente está sendo realizada em grupos, também. O repertório de Mohiniattam segue atentamente a de Bharatanatyam. Começando com Cholkettu, a bailarina executa Jathiswaram, VARNAM, Padam e Thillana em um concerto. VARNAM combina pureza e expressão na dança. Os passos básicos da dança são os Adavus que são de quatro tipos: Taganam, Jaganam, Dhaganam e Sammisram. Estes nomes são derivados da nomenclatura de Vaittari.

Maquiagem, Traje e Música
Mohiniattam mantém uma maquiagem realista e simples. Os figurinos utilizados na dança são sóbrios e atraente. O bailarino veste um belo figurino branco e ouro-bordeados Kasavu Saree de Kerala. O estilo de música vocal para Mohiniattam foi geralmente considerado como clássica Carnatic. As letras são em Manipravala (uma mistura de sânscrito e malaiala). Anteriormente, Thoppi Maddalam e Veena era a música de fundo do Mohiniattam. Estes foram substituídos, nos últimos anos, pelo Mridangam e violino.

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: