Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Cultura da Índia Dança Indiana O estilo Kuchipudi de dança indiana

O estilo Kuchipudi de dança indiana

Julia Müller

kuchipudi-danca-indiana

Kuchipudi foi introduzido como uma dança teatro, mas hoje conta uma história completamente diferente. Agora ela foi reduzida para apenas uma dança, com o drama completamente ausente. Hoje a maioria dos bailarinos de Kuchipudi são mulheres. As apresentações de Kuchipudi são feitas durante noites, em ar livre, em estádios improvisados. O público geralmente se senta no chão.

História
Kuchipudi originadas de um vilarejo em Andhra Pradesh, chamado Kuchelapuri ou Kuchelapuram, no 3 º século aC. Esta dança, como muitas outras formas de dança clássica, foi inicialmente apresentada em templos e realizada pelos homens brâmane (conhecido como Bhagavathalu). Estas danças são feitas como oferendas aos orixás e as mulheres que nunca foram autorizadas a participar da dança em grupo. O primeiro grupo de intérpretes brâmane (Bhagavathalu) foi formado em 1502 dC.

Atuação
Siddhendra Yogi redefiniu a Kuchipudi dança, com o objetivo de eliminar a exploração das mulheres. Devido aos seus esforços, Kuchipudi veio a ser enriquecida com a atuação das mulheres, com o tempo. Gurus renomados, como Vedantam LAKSHMINARAYANA, Chinta Krishnamurthy e Tadepalli Perayya, alargaram os horizontes da dança mais aprofundada. As reformas trouxeram, nessa altura, grande destaque para as mulheres, mesmo atuando com os homens.

Rituais antes da apresentação
Antes da apresentação da dança Kuchipudi, existem certos rituais que são realizados na frente da platéia. Após os rituais, as Soothradhara ou o condutor, com o apoio dos músicos, chegam no palco, dá um jogo de ritmo sobre os tambores e pratos e anuncia o título da dança teatro. Após isso, duas pessoas que entram, segurando uma cortina, atrás da qual está uma dançarina com a máscara de Ganpati (o deus elefante liderado). A dançarina dança durante algum tempo, a adoração a Ganpati, de modo que a dança teatro segue sem problemas.

Introdução dos personagens

No desempenho de Kuchipudi, cada personagem principal introduz si mesmo no palco com um daru. Um daru é uma pequena composição de dança e música especialmente concebida para cada personagem, para ajudar a revelar a sua identidade e também para mostrar as suas habilidades na arte. Todos eles ajudam a definir o humor do teatro, bem como os personagens. Posteriormente, a apresentação finalmente começa.

Apresentação
Após os primeiros rituais, bem como a introdução dos personagens, é a hora de finalmente começar a apresentação de Kuchipudi. Através do espetáculo, a dança é acompanhada por música, tipicamente Carnatic. Acompanhando a cantora, no desempenho, é por mridangam (um clássico instrumento de percusão indiana do Sul), violino, flauta e os Tambura (um instrumento com cordas que são depenados).

Maquiagem, Figurino e Música
Maquiagens e figurinos são as características únicas do Kuchipudi. Além da maquiagem, as personagens femininas também vestem ornamentos e jóias, tais como Rakudi (ornamento de cabeça), Chandra Vanki (ornamento no braço), Adda Bhasa e Kasina Sara (ornamento no pescoço), e uma longa trança decorada com flores e jóias . A maior parte dos ornamentos usados pelos artistas é feita de uma madeira leve, chamada Boorugu.

A Dança Popular Kuchipudi
As formas mais populares da dança Kuchipudi é onde um dançarino mantém um vaso cheio de água sobre a sua cabeça, enquanto os pés são equilibrados em uma chapa de lata. Ele se move no palco, manipulando a placa de bronze com os pés e fazendo alguns movimentos de mão, sem derramar uma gota de água no chão. Bhama Kalapam, Gollakalapam, Prahlada Charitam, Sashirekha e Parinaya são alguns das outras famosas danças de Kuchipudi.

 

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: