Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Odissi

Julia Müller

odissi

Baseada em Natya Shastra, Odissi é considerada uma das mais antigas formas de dança da Índia, com indícios arqueológicos bem preservados. Foi originado de Orissa e sua história pode ser rastreada até o 2 º século aC. A dança forma foi amplamente representadas nas esculturas do templo Brahmeswara e no Templo Konark. Kelucharan MOHAPATRA, um antigo Goti Pua, é o maior expoente e guru do Odissi. Alguns dos outros expoentes dessa dança são Indrani Rehman, Mansingh, Sanjukta Panigrahi, Protima Gauri Bedi, Madhavi Mudgal, Guru Mayadhar Raut, Guru Deva e Guru Prasad Das Durga Das Charan.

Sua História
A dança de Odissi que existe hoje é o resultado de um longo processo de renovação a partir de várias danças tradicionais de Orissa, que inclui o Maharis, o Goti puas e os Bhandanritya tradicionais. Maharis foi a contrapartida do Devadasis do Sul, que dançou em templos. Goti puas eram homens, que vestidos de mulher e bailarinas dançavam como os Maharis. Esses artistas não eram autorizados a dançar em templos depois de chegar a vida adulta. Após o 17o século, a popularidade do Odissi diminuiu em grande parte, porque bailarinos passaram a ser considerados como criaturas desavergonhadas.

Com o passar do tempo e a modernização do pensamento da sociedade indiana, Odissi foi trazido à atenção do público e começou a ganhar de volta a popularidade. Kalicharan Pattanayaka é credenciada com o relançamento do Odissi. Ele apresentou o Odissi aos artistas para desempenhar no palco e outros seguiram o seu exemplo. Nos anos 1950, a dança foi toda revitalizada pela Abhinaya Chandrika, tendo a intervenção das estátuas de dança esculpidas nos templos.

O Tema e a Performace
Odissi é semelhante ao Bharatnatyam em termos de mudras e expressões usadas no desempenho. O Tribhang, ou a divisão do corpo em três partes, incluindo a cabeça, tronco e busto, é uma das características de destaque de Odissi. Os desempenhos estão repletos com Lores da oitava encarnação de Vishnu e seu avatar do deus Krishna. É uma suave dança. Através do desempenho, o dançarino de Odissi personifica o ambiente de Orissa e a filosofia da sua divindade mais popular - Lord Jagannath.

Para além da representação do deus Jagannath, o artista também narra as histórias do deus Krishna, através do seu desempenho, que inclui mudras e rasas. Os versos do sânscrito Geet Govinda também são incorporados no desempenho, a fim de retratar o amor e a devoção a Deus. Dashavataar, a representação dos dez encarnações do deus Vishnu, é um popular desempenho do Odissi. Os bailarinos de Odissi usam a cabeça, tronco e busto em movimentos suaves para fluir e expressar humor e emoções.

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: