Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Estudos Filosofia
Filosofia


As escolas da Vedanta

Pedro Zucchini

Vedanta é a tradição spiritual explicada nos Upanishads e que lida com os aspectos da auto-realização, onde procuramos entender a natureza da Realidade Última, chamada Brahman.

A tradução da palavra Vedanta é “o final de todo conhecimento”. No entanto, uma tradução mais profunda pode ser feita, tornando a palavra “conhecimento interior” (ou do Ser).

A tradição da Vedanta é baseada em leis espirituais imutáveis, comuns a todas as religiões ou tradições espirituais e tem como objetivo a conquista da Consciência Cósmica. É portanto, uma filosofia de cunho Universal ou universalista.

Leia mais...
 

Schopenhauer e a filosofia dos Vedas

priyananda

Arthur Schopenhauer (1788 - 1860)

A conexão do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788 – 1860) com as escolas filosóficas ligadas aos Vedas, milenares escrituras sânscritas, é um dado irrefutável, seja pelas numerosas citações em seus escritos, ou seja pela influência que os conceitos ontológicos e metafí­sicos dos sábios vêdicos podem ter produzido em seu próprio sistema.

Leia mais...
 

Filosofia Samkhya: para crianças de todas as idades

Professor Yoga

Era uma vez um planeta chamado Purusha. Pode-se dizer que Purusha era um lugar perfeito, onde todos viviam felizes. Lá não havia tempo nem espaço e todos os habitantes sentiam-se absolutamente completos. O único problema do Planeta Purusha era que lá não havia espelho algum, e sem espelhos, os habitantes desse planeta não podiam ver a si mesmos e nem conhecer a si mesmos, porque em Purusha não havia a noção de separação um do “outro”.
Leia mais...
 

O que é Vedanta?

Lotus


Adi Sankaracarya (788-820 d.C.)
O homem é consciente de si mesmo, de um ser que é incompleto. Essa auto-apreciação é peculiar ao homem, visto que, sendo consciente, ele é também consciente das próprias imperfeições, o que dá origem ao descontentamento. Assim sendo, a vida de um dado indiví­duo é governada por desejos, que estabelecem o fato dele não estar à vontade consigo mesmo.
Leia mais...
 

Smṛtis

Reporter Yoga

Os Smṛtis (memórias ou tradição: ‘o que foi lembrado’), também foram escritos num passado remoto e incluem alguns sutras, conhecidos coletivamente como Vedāṇgas e Upavedas, e textos como o Aṣtavakra Gītā, o Gītā Govinda, o Śulba Sūtra (matemática vêdica) e o Haṭha Yoga Pradīpikā.

Leia mais...
 

Yoga e Moral

Christian Rocha

Fala-se com freqüência que yamas e niyamas não são preceitos éticos e morais, embora pareçam ser. Nos meus primeiros dias como estudante de yoga tive dificuldades para compreender isso. Quando lemos algo sobre ahimsa a maioria de nós interpreta o texto como se estivesse diante de uma decálogo e tende, pela natureza da mente ocidental, a interpretar tudo em termos de proibições e permissões, como se houvesse algo ou alguém realmente disposto a lhe impor fiscalização e punição.
Leia mais...
 
Christian Rocha Professor de yoga, responsável pela escola Templo do Yoga de Ilhabela, no litoral norte paulista.




Página 1 de 4

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: