Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Índia Cultura da Índia Dança Indiana
Dança Indiana


O estilo Kathakali de dança indiana

Julia Müller

kathakali-indiana

É no estado de Kerala na Índia que uma dança dramática é muito conhecida como Kathakali. Embutido em histórias das epopéias, Ramayana, Mahabharata e do Puranas (antigas escrituras), essa dança clássica indiana, crê-se que tiveram origem no século 16. Kathakali pode ser descrito como um alto estilo de dança clássica indiana-ficção, assinalando as maquiagens pesadas e trajes com muitos adornos dos bailarinos. Gestos detalhados e bem definidos com movimentos corporais (apresentado em sintonia para reproduzir música e percussão) são algumas outras notáveis características dessa dança. Elaborar máscaras, cabeça grande e enormes saias-vestidos são exclusivamente utilizados pelas executantes de Kathakali.

Leia mais...
 

Odissi

Julia Müller

odissi

Baseada em Natya Shastra, Odissi é considerada uma das mais antigas formas de dança da Índia, com indícios arqueológicos bem preservados. Foi originado de Orissa e sua história pode ser rastreada até o 2 º século aC. A dança forma foi amplamente representadas nas esculturas do templo Brahmeswara e no Templo Konark. Kelucharan MOHAPATRA, um antigo Goti Pua, é o maior expoente e guru do Odissi. Alguns dos outros expoentes dessa dança são Indrani Rehman, Mansingh, Sanjukta Panigrahi, Protima Gauri Bedi, Madhavi Mudgal, Guru Mayadhar Raut, Guru Deva e Guru Prasad Das Durga Das Charan.

Leia mais...
 

O estilo Kuchipudi de dança indiana

Julia Müller

kuchipudi-danca-indiana

Kuchipudi foi introduzido como uma dança teatro, mas hoje conta uma história completamente diferente. Agora ela foi reduzida para apenas uma dança, com o drama completamente ausente. Hoje a maioria dos bailarinos de Kuchipudi são mulheres. As apresentações de Kuchipudi são feitas durante noites, em ar livre, em estádios improvisados. O público geralmente se senta no chão.

Leia mais...
 

O estilo Mohiniattam de dança indiana

Julia Müller

mohiniattam-danca-indiana

Mohiniattam é uma das Danças Clássicas Indianas. Mohini, segundo a mitologia indiana, é uma mulher muito bonita, que atrai as pessoas instantaneamente. Ela é considerada uma feiticeira, e assim, Mohiniattam é a dança da feiticeira. Acredita-se de ter sido nomeado após Senhor Vishnu, que havia se disfarçado como “Mohini”, com uma intenção de matar Bhasmasura. No entanto, a base desta dança não é a sedução sozinho. Também significa transformação de Lord Vishnu em feminino e também o conceito de “Ardhnareeshwara”, ou seja, masculino e feminino como um. Como muitas outras formasde dança, é essencialmente dedicada ao amor e a devoção a Deus e foi restrito aos Devadasis.

Leia mais...
 

O estilo Kathak de dança indiana

Julia Müller

kathak

Kathak teve origem no norte da Índia, ela representa um dos oito tipos de danças clássicas indianas. O nome Kathak é derivado da palavra sânscrita “Katha”, que significa história. Os movimentos da Kathak são controlados e habilmente executadas diretamente das pernas, por bailarinos vestindo sinos nos tornozelo (ghunghroo). Os figurinos e os temas de Kathak são muitas vezes semelhantes aos de Mughal miniatura de pinturas.

Leia mais...
 

Bharatanatyam

Julia Müller

bharatnatyam4
Nativo de Tamil Nadu (um estado no sul da Índia), Bharatanatyam é uma das formas mais populares da dança clássica indiana. Antes designada por Sadir, Dasiattam e Thanjavur Natyam, exige dedicação total e incondicional do dançarino. A dinâmica e o estilo da dança torna esta uma das mais escolhidas formas de arte clássica indiana para se praticar.
Leia mais...
 



Página 1 de 2

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: