Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Erro
  • JUser::_load: Unable to load user with id: 67
Índia Cultura da Índia Música Indiana
Música Indiana


MÚSICA CLASSICA INDIANA POR KRUCIS

Felipe Heiselmann

O Hindu Dharma (hinduísmo) na Índia é conceituado como uma filosofia da vida que está baseada numa teosofia muito profunda e holística. Esta filosofia trata de todos os aspectos da vida humana como espiritual, social, moral, cultural, econômica e intelectual, tendo como base o karma, e a reencarnação, e como objetivo a transcendência. Não tendo  dogmas, doutrinas e mandamentos, esta filosofia deu uma grande liberdade de pensamento que por sua vez deu origem a diversas interpretações espalhadas por toda a Índia, na forma de religiões e seitas. A maioria dos indianos que são hindus aceita os princípios e disciplina originários dos vedas. Os vedas têm uma afinidade muito forte com música, por isto estabeleceu  uma relação também muito forte entre a religião e música.

Leia mais...
 

Nikhil Banerjee - afternoon ragas

Felipe Heiselmann


A música clássica indiana possui maior liberdade do que estamos acostumados a perceber e a ouvir por aqui. A começar pela afinação dos instrumentos. Varia de acordo com quem toca, ou seja, o Lá 440 é coisa nossa. Gostamos de seguir padrões. Na música indiana, o Lá pode ser onde o músico bem entender, desde que agrade a seu ouvido. Já é uma forma de desapego dos padrões. A escala é a mesma, só muda o nome. Ao invés de dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, os indianos usam Sa, Ri, Ga, Ma, Pa, Dha, Ni, Sa. Tem que decorar, não adianta.
Leia mais...
 

A Ciência Musical da Índia

brahma_vishnu_shiva_tmO Sama Veda contém os mais antigos escritos do mundo sobre ciência musical. Na Índia, consideram-se música, pintura e drama como artes divinas. Brahmá, Vishnu e Shiva, a Trindade Eterna, foram os primeiros músicos.
Leia mais...
 

Anoushka Shankar

Felipe Heiselmann

Um dos projectos mais interessantes da fusão da música indiana e ocidental tem sido protagonizado por Anoushka Shankar, filha do famoso (e saudoso) Ravi Shankar. No seu último álbum, Breathing Under Water, Shankar convida músicos vários músicos indianos, bem como Sting e Norah Jones (ela própria filha ilegítima de Ravi Shankar). O resultado é um trabalho bem interessante.
 

Música Clássica Indiana

Felipe Heiselmann

A evolução da Música Indiana começa com os Vedas. Esta literatura datada aos milhares de anos foi composta na forma de poesia e era cantada com ritmo. Essas melodias com o tempo integraram a vida inteira do ser humano desde o nascimento até a cremação e assim a música colocou o mito perto da criação e da natureza. Convivendo junto com a natureza o homem começou a aprender o efeito das notas nas estações do ano e isto o ajudou a transformar o trabalho em prazer, pois o canoeiro, o vaqueiro, o pastor, todos tem suas canções que pulsam no ritmo de seus trabalhos.

Leia mais...
 



Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: