Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Prática Bandha
Bandha


JALANDHARA BANDHA: O FECHO DA GARGANTA

Carolina Azevedo

O Hatha Yoga Pradipika (3.70 – 3.73) ensina:

Contraia a garganta e aperte firmemente o queixo contra o peito. Este é jalandhara bandha que destrói velhice e morte. Porque ele amarra a rede de nadis e inibe a queda do néctar (jala) [da cavidade palatal], este bandha é chamado de jalandhara, e destrói todas as mazelas da garganta. Quando é realizado, o néctar não cai no fogo gástrico e o prana não é perturbado. Pela firme contração da garganta as duas nadis (ida e pingala) tornam-se inertes. Na garganta encontra-se o vishuddha chakra. Isto prende os dezesseis adhara (centros vitais - as correntes que fluem deste chakra).

Leia mais...
 

UDDIYANA BANDHA – O FECHO DA RETRAÇÃO ABDOMINAL

Carolina Azevedo

DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO

O Hatha Yoga Pradipika (3.55 – 3.60) ensina:

Uddiyana bandha é assim chamado pelos yogins, pois quando praticado o prana é detido e sobe pela sushumna. Por causa disso, o grande pássaro (prana) sobe incessantemente [pela sushumna]. Isto é uddiyana. Este bandha é agora explicado. A retração do abdômen para dentro e por sobre o umbigo [de modo que apareçam as vértebras toráxicas]. Este é o leão que mata o elefante: a morte. Aquele que constantemente pratica este bandha como ensinado pelo Guru de modo que este se torne natural, mesmo que velho, torna-se jovem. O Yogin deve retrair [seu abdômen] com força sobre o umbigo, e praticar por seis meses. [Então] ele conquista a morte sem dúvida. De todos os bandhas, uddiyana é o mais excelente. Quando for dominado, a libertação se produz espontaneamente.
O termo uddiyana significa em sânscrito "ascender" e como apresentado de forma mais ou menos clara na descrição acima, refere-se à sua dupla ação de trazer o umbigo para dentro e para cima e também o de conduzir o prana para o interior e para cima na sushumna.

Leia mais...
 

BANDHA: EXPANDINDO A ENERGIA

Carolina Azevedo

Jalandhara bandha, uddiyana bandha e mula bandha estão situados, respectivamente, na garganta, abdômen e períneo. Se sua duração puder ser aumentada, então, onde estará o medo da morte? - Yogataravali, sutra 5.

Leia mais...
 

MULA BANDHA: O FECHO DA RAÍZ

Carolina Azevedo

DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO

O Hatha Yoga Pradipika (3.61 – 3.69) ensina:

Mula bandha consiste em pressionar o períneo com o calcanhar e contrair os esfíncteres anais para fazer subir apana. Através da contração do muladhara, a corrente do prana, que normalmente flui para baixo, é forçada a subir (pela sushumna). Os yogis chamam este exercício de mula bandha. Pressione o períneo com o calcanhar e empurre com força repetidas vezes até que apana suba. Através de mula bandha, tanto o prana e apana quanto nada e bindu se unem e proporcionam o êxito no Yoga, sem a menor dúvida. Com a prática constante de mula bandha se alcança a união de prana e apana, se reduzem consideravelmente as secreções [de urina e fezes] e os mais velhos se rejuvenescem. Quando apana se eleva e alcança a zona do fogo (manipura chakra, no plexo solar), alimenta e intensifica a chama (do fogo interior). Quando apana e o fogo se unem a prana, quente por natureza, o fogo corporal se intensifica sobremaneira. Graças ao calor gerado, a kundalini dormente percebe a forte energia e desperta de seu sonho como uma serpente golpeada por um pau, que silva e se ergue. E então penetra a sushumna, como uma serpente que entra em sua toca. Assim, o yogi deve praticar sempre mula bandha.

Leia mais...
 

MAHA BANDHA: O GRANDE FECHO

Carolina Azevedo

O Hatha Yoga Pradipika (3.74 – 3.76) ensina:

Praticando [simultaneamente] uddiyana, mula e jalandhara, faz-se subir prana pela sushumna. Desta forma o prana cai imóvel em sushumna e se vence a velhice, a doença e a morte. O yogi que domina estes três importantes bandhas, como praticado pelos grandes siddhas (seres perfeitos), obtêm os siddhis (poderes) descritos nas antigas escrituras.

A palavra sânscrita maha significa "grande" e aqui se refere ao bandha no qual uddiyana, mula e jalandhara são realizados simultaneamente. Também é conhecido como bandha-traya ou "tríplice bandha".

Leia mais...
 



Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: