Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Prática Shat Kriya
Shat kriya


SHANKHAPRAKSHALANA: LIMPANDO OS INTESTINOS

Carolina Azevedo

Esta técnica não está presente como um dos shat-karmas descritos no Hatha Yoga Pradipika, mas encontra-se como uma das variações citadas na Gheranda Samhita sob o nome de varisara dhauti. A palavra shankhaprakshalana vem das palavras shanka,"concha", representando os intestinos em sua forma circular, e prakshalana, "lavar completamente". Varisara igualmente é composta por duas palavras, sendo que vari significa "água" e sara significa "essência". Esta é uma técnica poderosa, que tem um profundo efeito de limpeza e desintoxicação do corpo.
Leia mais...
 

DHAUTI: LIMPANDO O ESTÔMAGO

Carolina Azevedo

DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO

O Hatha Yoga Pradipika ( 2.24 - 2.25) ensina:

Uma tira de algodão molhado, com sete ou oito centímetros de largura e 1,50m de comprimento é vagarosamente engolida e então retirada, como instruido pelo guru. Isto é conhecido como dhauti.Não há nenhuma dúvida que gripes, asma, doenças do baço, lepra e outros vinte tipos de doenças causadas pelo excesso de mucus são destruidos através dos efeitos de dhauti.

Leia mais...
 

Satkarma os seis porcessos de purificação

Julia Müller

PYJ: O que são os kriyas e para que eles servem?
Kriyas são técnicas de limpeza ou purificação do sistema respiratório, do tubo digestivo, do estômago, dos olhos, do cólon e do cérebro. Também são conhecidos como SHATKARMA - os seis processos de limpeza. Shat (seis), Karma (ação). As seis ações que geram a purificação do corpo, preparando-o assim, para a prática de asanas e pranayamas.
São eles: Dhauti , Basti, Neti, Trataka, Nauli e Kapalabhati.

Leia mais...
 

BASTI: LIMPANDO O CÓLON

Carolina Azevedo

DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO

O Hatha Yoga Pradipika ( 2.26 - 2.28) ensina:

Sentado em utkatasana, com a água acima do umbigo, insira um tubo no ânus e o contraia. Esta limpeza pela água é conhecida como basti karma. Aumento das glândulas e do baço, e todas as doenças que surgem pelo excesso de vento, bile e muco são eliminadas pelo corpo através da práticas de basti. Praticando jala basti o apetite aumenta, o corpo brilha, o excesso dos doshas é destruido e os dhatus, sentidos e mente são purificados.

Leia mais...
 

Jala Neti

Henrique Saad

jala-neti-2Aonde comprar: Loja Yoga Brasil

Jala neti é uma técnica de purificação das vias respiratórias superiores, que consiste em lavar as narinas com água morna e sal.  Além de propiciar uma respiração melhor, é eficaz no tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e até prevenção de resfriados comuns.

Leia mais...
 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


SHAT KRIYA: A FAXINA INTERNA

Carolina Azevedo

Em nossa sociedade moderna, principalmente na Ocidental, limpeza e higiene são sinônimos de dentes escovados, banho tomado e unha cortada. No entanto, acabamos por esquecer que nosso corpo, nosso organismo, vai acumulando ao longo dos anos várias toxinas e podridões que servem apenas para gerar dor e doença. Assim, uma das tarefas do Hatha Yoga é purificar, limpar essa bagunça, de modo que as práticas sejam realizadas de uma forma mais clara e ordenada.

Leia mais...
 



Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: