Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Prática Yoga Terapia
Yoga Terapia


Exercícios ajudam a relaxar a visão

Felipe Heiselmann

Se você é do tipo que lê um jornal como se acompanhasse uma partida de tênis, talvez esteja esquecendo de trabalhar a musculatura dos olhos, o que torna o ato de ler dependente do movimento de sua cabeça. O hábito é tão comum, segundo os médicos, que passa despercebido, mas é possível se desvencilhar dele com algumas técnicas de ioga, cultura milenar que teve origem na Índia.

Os movimentos são simples e reúnem desde exercícios de fixação até piscadelas repetitivas. Não só fortalecem a musculatura dos olhos e provocam relaxamento da visão, sentido que é tão sobrecarregado durante o dia, como possibilitam aumento da concentração e a busca pelo auto-conhecimento.

Gastando poucos minutos do seu tempo, você não estará apenas promovendo mais saúde aos seus olhos como aprenderá a poupar o seu pescoço, evitando assim possíveis dores na nuca ou de cabeça no final do dia. "Nossos olhos se movimentam muito mais do que estamos acostumados e precisam de um pouco de atenção. Recolhê-los por alguns instantes vale a pena. É possível aprender e muito com os olhos fechados desenvolvendo percepção interna e recolhimento", diz a professora de ioga Maruá Pacce, do Núcleo de Yoga Ganesha, de São Paulo.

Segundo ela, a maioria das pessoas ainda associa a ioga a uma série de posturas e movimentos específicos, como se a prática se resumisse a uma questão corporal e fosse apenas um aprimoramento físico. Mas se esquecem que, por trás de tudo isso, existe a preocupação com o bem-estar de cada um. "Imagine uma pessoa que trabalhe horas no computador, se puder fazer no final de cada período uma limpeza nos olhos com esses exercícios, será uma maravilha. Eles vão ajudá-la a descontrair e se livrar do cansaço que prejudica a nossa visão", aconselha.

As inúmeras técnicas para trabalhar a região dos olhos são chamadas de Tratakas, cujo significado em sânscrito é fixar.

Antes da meditação, essas técnicas podem estar desenvolvidas para que o iogue consiga trabalhar melhor com um foco único.

"A idéia é que se aprenda a convergir o olhar e se trabalhe simultaneamente a concentração e a visão do ponto de vista físico. O resultado vem no relaxamento do sistema nervoso e no aquietamento da mente", complementa a professora.

Não é à toa que na sabedoria popular os olhos são o espelho da alma, afinal, existe toda uma carga emocional e psíquica que é passada pelos olhos.

Aliás, na Índia, existe uma transmissão de conhecimento espiritual que é dada pelos olhos, entre mestre e discípulo, com uma canalização pelo olhar, não pela palavra. Algo que no Ocidente também acontece de forma menos convencional, os olhos mostram alegria, irritação e tristeza. Nem sempre é preciso perguntar para saber que alguém está sofrendo ou extremamente feliz.

Uma das intenções dos exercícios da ioga é fazer com que as pessoas recolham os olhos como uma forma de higiene e repassem no final do dia por todas aquelas imagens que vão sobrecarregar nosso "computador interno".

"Com o tempo e a prática regular, as pessoas aprendem a liberar as imagens", diz Maruá. Para a professora, o ideal é que esses exercícios sejam feitos em um local calmo e pelo tempo disponível de cada um. Aliás, até a memória é estimulada com tais técnicas, pois, ao aprender o fixar o olhar, a pessoa consegue arquivar melhor tudo aquilo que é importante.

Atenção para essa técnica, que mais lembra uma brincadeira infantil e deve ser feita em dupla. Coloque vários objetos em uma mesa e peça para a pessoa observá-los durante um tempo. Em seguida, peça a ela que feche os olhos, retire todos objetos e pergunte sobre eles.

Além dos exercícios, antes de dormir procure relaxar e seguir os procedimentos seguintes: com os olhos fechados, imagine um navio se afastando; mantenha os olhos nesse suave deslizar; visualize um edifício de dez andares e um bombeiro levantando uma escada para o alto, sem mexer a cabeça; fixe os olhos em uma montanha imaginária. As técnicas amenizam a enxaqueca e ajudam a dormir.

Onde encontrar: Núcleo de Yoga Ganesha, tel. 0/xx/11/3819-3283.

Fonte: Folha

 

Ioga e fibromialgia

Professor Yoga

As limitações dos tratamentos convencionais têm levado os pacientes com fibromialgia (FM) a optarem por muitas abordagens alternativas e complementares e, dentre estas, a ioga pode ser uma opção. Torna-se importante para o especialista da área conhecer os potenciais benefícios desta modalidade como recurso complementar no tratamento da FM.

Leia mais...
 

Yoga pode tratar dores nas costas crônicas

Felipe Heiselmann

back

As dores de costas crónicas que habitualmente necessitam de um tratamento de 12 dias, podem ser aliviadas através da prática de yoga num espaço de quatro dias, refere um estudo levado a cabo pela University of York (UY), no Reino Unido.
 
Em comunicado, a UY revela que a investigação consistiu na avaliação dos efeitos de um programa especial de intervenção de yoga com pacientes de dor crónica de costas.

Leia mais...
 

Yoga e a Coluna Vertebral

Gabi

A coluna é constituída por 33 peças separadas – as vértebras. Como muitas vértebras estão fundidas, temos 26 vértebras no esqueleto humano. Sete vértebras estão localizadas no pescoço e são chamadas cervicais, doze estão na região das costas e são chamadas dorsais, cinco estão na região dos rins e são chamadas lombares, abaixo fica o sacro constituído de cinco ossos, que se fundiram numa peça única e, por fim, a última peça chamada cóccix, constituída de quatro vértebras rudimentares.
Leia mais...
 

Benefícios da Yoga no Controle do Stress

Renata

A maioria das doenças de nossos dias decorre de problemas de adaptação. Quanto menor nossa capacidade de adaptação, maior o risco de sofrimento e de stress. Este atinge nossa vitalidade, manifestando-se no início com ansiedade, respiração curta, insônia, depressão, irritabilidade, dores musculares, podendo evoluir para doenças do coração, hipertensão, asma, úlcera, enxaqueca, diabetes e outras doenças graves.

Leia mais...
 
Renata Simões Renata Nunes Simões Professora de Hatha Yoga


Ioga reduz sensação de dor liberando hormônio que lida com estresse

Lua Shanti

 

A prática da ioga reduz os sintomas físicos e psicológicos da dor crônica  em mulheres com fibromialgia.

O estudo é o primeiro a pesquisar os efeitos da ioga nos níveis de cortisol em mulheres com fibromialgia. Outros estudos já concluíram que a ioga ajuda a combater a fibromialgia, mas sem entrar em explicações fisiológicas.

Leia mais...
 



Página 1 de 3

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: