Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Chawal Kshira

Julia Müller
chawal kshira

Kshira é uma palavra sânscrita para leite condensado. É comumente conhecida como Kheer no Norte da Índia e as variações regionais são conhecidas como payasa, payesh etc.  Quando o leite é vagarosamente condensado com o arroz, o resultado é esta sobremesa cremosa conhecida como Chawal Kshira, às vezes referida como “arroz doce”.


Comece com 1/16 parte de arroz para o leite. Quando o arroz doce estiver cozido e gelado deve ter consistência de “apenas bebível”.

A receita seguinte é para um simples arroz doce com sabor de cardamomo.  Há variações com açafrão, cânfora, à moda Bengali, baunilha, com frutas vermelhas.

Tempo de Preparo e Cozimento: aproximadamente 50 minutos

Rendimento: 4 a 5 xícaras.

* Um pouco menos do que 1/2 xícara (aproximadamente 120ml) de arroz de grão curto;
* 4 vagens de cardamomo verdes;
* 8 xícaras (2 litros) de leite integral fresco;
* 3/4 – 1 xícara (185-250ml) de açúcar.

Limpe,  lave e escorra o arroz.

Bata nas vagens de cardamomo até abrirem ligeiramente.

Derrame o leite e as vagens de cardamomo em panela de 5/6 litros de fundo grosso e, mexendo constantemente com colher de pau, levante fervura do leite em fogo moderadamente alto. Abaixe o fogo, adicione o arroz e mexendo cuidadosamente, ferva por 25 a 30 minutos.

Abaixe o fogo para moderadamente baixo e ferva o leite por 10 a 15 minutos, sempre mexendo, numa ação suave e ampla para não formar bolos. Quando o arroz doce ficar cremoso e levemente grosso,  retire a panela do fogo. Retire as vagens dos cardamomos e jogue fora. Coloque o açúcar, misture bem e deixe o arroz doce esfriar. Refrigere por no mínimo 3 horas. Sirva gelado.

Nota: se o arroz doce engrossar muito depois que esfriar, coloque um pouco de leite gelado ou creme de leite leve para afinar.

(DAS, Kurma. 108 delícias da culinária vegetariana)

 

 

 

Receba novidades





revista-vedanta

Annapurna a deusa da comida

annapurna
Annapurna é a deusa do alimento na Índia, um dos avatares de Parvati, esposa de Shiva. Geralmente é representada segurando uma colher e um pote de néctar. Anna é alimento em sânscrito, e purna significa completo.

Clique aqui para ler um conto indiano sobre Annapurna.

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: