Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Turismo na Índia Nalanda - A Universidade Mais Antiga do Mundo

Nalanda - A Universidade Mais Antiga do Mundo

Reporter Yoga

nalanda

Fundada no século 5° DC, Nalanda é conhecida mundialmente como uma antiga sede de conhecimento. As ruínas da universidade mais antiga do mundo encontram-se aqui, a 62 km de Bodhgaya e 90 km ao sul de Patna, capital do estado indiano oriental de Bihar.

Embora Buda tenha visitado Nalanda várias vezes durante sua vida, este centro de ensinamento budista ganhou fama nos séculos 5-12. Hieun Tsang esteve aqui no século 7 DC e deixou descrições detalhadas da excelência do sistema de educação e da pureza da vida monástica praticada ali. Ele também fez um vívido relato do ambiente e da arquitetura da única universidade dos tempos antigos.

Nesta primeira universidade internacional residencial do mundo, 2.000 professores e 10.000 alunos monges budistas, de todas as partes do mundo, viveram e estudaram aqui. Os reis Gupta financiaram estes mosteiros, construídos no antigo estilo arquitetônico Kushan, com celas ao redor de um pátio.

O Imperador Ashoka e Harshavardhana foram os mais famosos patronos e ali construíram templos, mosteiros budistas. Recentes escavações revelaram elaboradas construções no local.

A biblioteca universitária tinha uma enorme coleção de 9 milhões de volumes. As ruínas da universidade estão espalhadas em torno de uma área de 14 hectares. Embora uma grande parte da universidade tenha sido explorada, uma enorme porção permanece desconhecida.

No século 12 DC, todo o complexo universitário foi destruído por Bakhtiar Khilji, um invasor turco. Existe um museu onde podem ser vistas raras coleções do passado. Um Centro Internacional de Estudos Budistas foi fundado em 1951. Outra moderna instituição é o Centro de Pesquisa Nava Nalanda Mahavir que possui muitos manuscritos raros. Nas proximidades, encontra-se Biharsharif, onde se comemora anualmente um ‘urs’ (aniversário da morte de um santo) no túmulo (dargah) de Ibrahim Malik Baya.


PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Complexo Arqueológico da Universidade de Nalanda: O total da área escavada do complexo é de cerca de 14 hectares. A universidade foi construída no estilo arquitetônico Kushana. Existem grandes jardins, estátuas de bronze e edifícios de tijolos vermelhos em toda a parte. Há vários templos aqui, dos quais o N° 3 é o mais interessante, com estátuas de Lord Buddha em diferentes poses (mudras). Há uma estátua de Buda parcialmente destruída no Templo N° 1.

Museu Arqueológico Nalanda: Fundado em 1971, o museu tem uma bela coleção de estátuas de bronze de Buda, deuses e deusas hindus. As coleções foram encontradas durantes as escavações no sítio da universidade. O museu possui manuscritos raros, chapas de cobre, inscrições em pedra, moedas, cerâmica e uma amostra de arroz queimado do século 12 DC. Aberto das 10:00 às 17:00 horas. Fechado nas sextas-feiras.

Nava Nalanda Mahavihara: Este centro internacional de estudo de budismo e literatura pali foi criado em 1951. Oferece trabalhos de pesquisa sobre budismo e a antiga língua pali.

Memorial Hieun Tsang: Hieun Tsang foi um famoso viajante chinês que visitou a Índia no século 5 DC para estudar as condições sociais e políticas. Dedicou 12 anos de sua vida como professor e estudante na antiga universidade. Este memorial foi construído em sua homenagem.


COMO CHEGAR

Via aérea: O aeroporto mais próximo de Nalanda é em Patna, a 90 quilômetros de distância.

De trem: A estação ferroviária mais próxima é Gaya, em torno de 65 quilômetros de Nalanda. Gaya está conectada às outras regiões da Índia.

Via terrestre: Nalanda está conectada por meio de uma boa rede rodoviária com Rajgir (12 km), Gaya (65 km) e Patna (90 km).


Fonte: Notícias da Índia

 

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: