Estudo britânico confirma propriedade analgésica de hortelã brasileira

Pesquisadora brasileira provou que a prática popular tem base científica. Erva pode ser tão efetiva quanto drogas sintéticas.

Uma xícara de chá de um tipo de hortelã tem propriedades analgésicas equivalentes às de alguns remédios vendidos comercialmente, concluiu um estudo feito na Grã-Bretanha por uma pesquisadora brasileira.

Misturar ervas e até chá verde com remédios pode ser perigoso

Pesquisadores alertam que ervas e suplementos populares, incluindo erva de São João e até mesmo alho e gengibre, não se misturam bem a medicamentos comuns para o coração, e também podem ser perigosos para pacientes que tomam estatina, anticoagulante e remédios para a pressão arterial.

Suplemento da Organic India para aumentar a flexibilidade


flexibility
A empresa de produtos ayurvédicos Organic India desenvolveu uma fórmula tridoshica que diz auxiliar na manutenção saudável das juntas através da tonificação, lubrificação, limpeza de ama (toxinas) e nutrição dos tecidos.

Ambashthaki - Chá de hibisco

hibiscus-sabdariffa

A vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo (Hibiscus sabdariffa) é um arbusto semi-lenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Com origem controversa, África ou Ásia, pode chegar aos 3 metros de altura. É cultivado comercialmente, devido às suas propriedades medicinais, mas também tem seus usos ornamental, têxtil e culinário. Apesar da África ser o maior produtor, o maior exportador é a Alemanha, que agrega valor aos cálices importados da África.

O chá de hibiscus, assim como o chá verde, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil, através da iniciativa da bióloga Lúcia Helena, que se dedica a investigar substâncias fitoterápicas há pelo menos 20 anos. Seguindo esse percurso ela deparou com o cálice das flores de uma espécie conhecida como Hibiscus sabdariffa, que provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.

Cartilha alerta para uso excessivo de ervas medicinais

Todo mundo sabe indicar um chazinho perfeito para diferentes males, com dicas "infalíveis" transferidas pelos mais velhos da família. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% da população utiliza remédios naturais ou faz uso da chamada medicina popular para tratar doenças. O que pouco se discute, no entanto, são os riscos da ingestão excessiva das infusões preparadas com ervas, que podem ir de uma dor de cabeça a danos em órgãos vitais.

Indicações e riscos do uso de ervas

Fique atendo não apenas nas indicações mas também para os riscos de ervas usadas para chás... na dúvida é sempre bom consultar um fitoterapeuta.

X