Você gosta de cuidar de si? Sensação maravilhosa ao se sentir bem consigo mesmo, não é? Percebe-se enquanto corpo material? E quando se fala em estado de transcendência? Você já experimentou algo parecido?
Todas estas perguntas nos levam a imaginar quem somos e se estamos fazendo bem a nós mesmos, trilhando um caminho de auto satisfação. Imagine poder sentir tudo isso em um caminho interior onde o tesouro a ser descoberto fosse a sua realização enquanto ser humano universal?
O termo Yoga é uma palavra originária do sânscrito e significa “união”, que remete à junção da nossa essência interior que é divina, com Deus, ser divino universal. Teve sua origem na índia há cerca de 2.000 anos. É uma filosofia de vida e não apenas uma integralização psíquica-corporal. Você pratica através das várias vertentes do yoga esta integralização e assim se chega à paz interior suprema.
O Yoga baseia-se em oito princípios que conferem os Yoga Sutras de Patanjalí. Também conhecidos como os oito passos do Yoga, esses princípios incluem disciplina (yamas), auto-controle (niyamas), prática corporal (asana), controle da respiração (pranayama), introspecção dos sentidos (pratyahara), concentração (dharana), meditação (dhyana) e conexão espiritual (samadhi).
Há um número crescente de estudos nos últimos dez anos que tem demonstrado os benefícios do yoga para a humanidade, dentre eles: efeitos físicos, como flexibilidade, força e resistência muscular, controle de variáveis fisiológicas, como dor, pressão arterial, respiração, frequência cardíaca e melhora do condicionamento físico; controle de variáveis psicológicas como ansiedade, depressão, estresse, fadiga e estados de humor, além de efeitos sociais, como mudança no estilo de vida.
Segundo pesquisas tem sido difícil compreender o processo saúde/doença dos pacientes, pois os sintomas têm uma característica mais profunda que a fisiológica. Dessa forma, com a prática do yoga, adquire-se uma percepção corporal e emocional mais elevada, e o paciente passa a entender que muitos de seus sintomas estão relacionados com causas emocionais e não apenas físicas.
Com estas percepções a respeito das práticas milenares do yoga, convido você a aprender um pouco mais sobre o assunto e se beneficiar também desses efeitos. Todos nós temos dificuldades emocionais, psicológicas e físicas que gostaríamos de reduzir os sintomas e até mesmo superar, não é mesmo?
Vamos praticar Yoga?