
De forma simplificada podemos dizer que Yoga é um sistema tradicional de técnicas para harmonizar corpo, mente e espírito, originado na Índia Antiga.
Yoga é derivada da palavra sânscrita योग (yôg) de raíz verbal YUJ, que possui diversos significados dependendo do sentido dado pelo uso que pode ser relacionado aos verbos "ligar" e "unir".
A união pode ser referente entre mente e corpo, entre indivíduo e o seu Deus, entre os pensamentos e a origem dos pensamentos, entre professor e aluno, entre a consciência individual e a consciência cósmica ou até mesmo entre nós e nossos semelhantes tão diversos e às vezes tão pouco flexíveis.
Yoga pode ser praticada por todos, independentemente de idade, raça, credo ou religião.
A maioria das pessoas no Ocidente consideram Yoga como apenas um sistema de posturas corporais para ganhar força e flexibilidade. Porém, Yoga vai muito mais além do que a prática de asanas. Qualquer praticante que procura aprofundar-se na prática de yoga procura incorporar em sua vida cotidiana preceitos como a não-violência, verdade, desapego, alegria interior etc. que são colocados nos yamas e niyamas, popularmente citados no clássico texto Yoga Sutras, de Patanjali.
Além disso, existem técnicas respiratórias, meditativas, de concentração, de relaxamento, de riso, devocionais etc. que melhoram a qualidade de vida do praticante, tornando-o apto a finalmente relaxar e viver de acordo com sua própria Natureza. Benefícios comuns da prática de yoga, além dos conhecidos benefícios físicos, são o aumento do poder de memória e concentração, clareza de pensamento, percepção interior e tranquilidade mental.
Por final, e não menos importante, lembramos a todos os praticantes de Yoga o sábio conselho do Professor Hermógenes: "Faça yoga para ser melhor para os outros e não melhor que os outros."
Namaste!