Como escolher uma escola de Yoga

Primeiros Passos Acessos: 4562
Para quem está dando os primeiros passos, escolher uma escola ou professor de Yoga pode ser tarefa árdua. Por existirem muitas escolas e estilos, o iniciante fica com muitas dúvidas na hora de fazer a escolha. Então, é importante se questionar alguns pontos para uma decisão consciente:

zen-1Defina o motivo de você estar buscando a prática de Yoga
Muitos são os motivos para se iniciar a prática de Yoga: cuidar do físico, busca de tranquilidade mental, saúde, etc. Pare e pense no que lhe motiva a buscar a Yoga e terá maiores chances de escolher o estilo e a escola correta. Se não souber o que lhe motiva, experimente os vários estilos e veja com qual se identifica melhor.

zen-2Pesquise sobre a escola
Escute as recomendações de amigos, pesquise na internet e, se possível, vá até a escola conversar com as pessoas que já praticam no local.

zen-3Faça aulas experimentais antes de tomar uma decisão
As aulas experimentais são fundamentais para uma decisão consciente. Observe como se sente antes e após da aula experimental de Yoga. Os sinais dados por seu corpo e mente são as melhores dicas para a sua escolha.

zen-4Mente aberta e sinceridade
Pratique a aula experimental com a mente aberta e esforço sincero, itens fundamentais para uma boa decisão.. Não limite a sua experiência por conceitos e definições de outras pessoas ou até de você mesmo. Se puder, faça mais do que uma aula antes de decidir, pois muitos pontos importantes não aparecem na primeira oportunidade.

zen-5Observe as qualidades de um bom professor
Um bom professor é aquele que passa confiança e segurança no decorrer da aula. Paciência, tranquilidade, respeito e pontualidade também são qualidades importantes. Observe como o professor lida com os alunos na aula, se os inspira a desenvolver as técnicas com segurança, respeita os limites individuais de cada aluno e se é acessível às dúvidas dos alunos, que podem surgir um pouco antes ou após a aula.

zen-6Observe as qualidades de uma boa escola
Uma boa escola costuma oferecer um ambiente acolhedor, seguro e ventilado para os alunos. Deve haver espaço suficiente entre um aluno e outro para que as posturas sejam realizadas com segurança, o que pode não ocorrer em aulas super-lotadas. A disponibilidade de publicações sobre Yoga também é um bom sinal para inspirar os alunos que querem estudar mais o assunto. Fique atento ao modo como lhe tratam, se são atenciosos ou apenas desejam a sua inscrição. Obrigar o aluno a ler publicações obrigatórias ou a se tornar vegetariano são um mau sinal. Fanatismo e afirmações de que o "meu estilo é melhor do que os outros" é um péssimo sinal. A maioria dos estilos são bons e são diversos caminhos para trilhar a mesma montanha. Não deve haver discriminação por raça, credo, idade ou classe social. Yoga é para todos.

zen-7Foco individual para a sua saúde
Bons professores e escolas devem previamente perguntar sobre quaisquer restrições físicas que um aluno possa ter. É comum alunos terem problemas de coluna, pressão alta etc. ou circunstâncias especiais como a gravidez. Para cada caso, o professor deve observar variações em determinadas posturas para preservar a saúde do aluno.



Imprimir
Reporter Yoga
Reporter Yoga

Artigos Relacionados

Como se escreve e se pronuncia ?

Guia de Estilos de Yoga

Yoga é religião?

O que é Yoga