
Mantra (do sânscrito Man - mente, Tra - alavanca) é uma sílaba ou frase (geralmente em sânscrito ou qualquer outra língua morta) que auxilia o desenvolvimento da concentração daquele que o repete com devoção e intenção.
É comum encontrar a prática de repetição de mantras nas diversas linhagens de yoga, que utilizam estes sons especiais como forma de auxiliar a concentração e energização do praticante.
Algumas coisas que valem ser lembradas sobre os mantras:
1) Mantras são sons com base em energia. Cada sílaba de um mantra tem um fim específico de gerar determinada vibração em seu organismo. Enquanto as palavras do dia-a-dia são baseadas no significado que foi convencionada para elas, os mantras são baseados na energia que despertam.
2) Mantras são sons com base nos chacras: cada uma das 50 sílabas sânscritas corresponde a uma das pétalas dos chacras. A vibração de cada sílaba traz energia para cada determinada pétula.
3) Mantra – combinado com intenção – aumenta os benefícios físicos e espirituais: a intenção e atenção no ato de entoar o mantra potencializa os seus efeitos benéficos.
4) Mantras podem ser repetidos de quatro formas: 1- verbalmente (em voz alta); 2 - sussurrando; 3 - mentalmente; 4 - de maneira escrita. Normalmente é mais fácil ao iniciante manter a concentração no mantra repetido em voz alta e, gradualmente, ir para as formas mais sutis sem perder a concentração.
5) Seja qual forma e qual mantra escolher, pratique com intenção e devoção. Para potencializar os efeitos da prática, entregue-se completamente ao momento e vibração energética que está gerando.
Há incontáveis mantras, desde o mantra primordial OM; até o gayatri mantra, ou Asa To Ma ; ou Om namah Shivaya; ou Hare Krishna etc.
Cada mantra tem um significado diferente e possivelmente você encontrará diferentes traduções para muitos deles, pois certas expressões em sânscrito possuem significado tão vasto que não há correspondência exata com a linguagem comum utilizada no dia-a-dia.
Repetir mantras já foi considerado por muitos como uma prática de gente exótica e alternativa, mas há muito tempo este estereótipo vem sendo derrubado por inúmeros estudos científicos que comprovam os seus diversos benefícios.
Dentre os diversos estudos, há a conclusão de que a prática regular de japa (repetição do mantra) reduz consideravelmente a pressão arterial, níveis de estresse, batimentos cardíacos e frequência das ondas cerebrais.
Compartilho alguns estudos que compilei:
- Effect of rosary prayer and yoga mantras on autonomic cardiovascular rhythms: comparative study (www.bmj.com/cgi/content/full/323/7327/1446)
- Transcultural perspectives on researching rosaries and mantras (www.bmj.com/cgi/eletters/323/7327/1446)
- Spectral Analysis of the Vedic Mantra Omkara (http://www.svyasa.org/research_papers/sao/intro.asp)
- Dynamic Interactions Between Musical, Cardiovascular, and Cerebral Rhythms in Humans (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19569263)
- Cerebral blood flow changes during chanting meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19773673)
- Autonomic changes during "OM" meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8582759)
Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se, sempre, o auxílio pessoal de um instrutor qualificado.