O que é Japa?

Dúvidas de Iniciantes Acessos: 3683

malajapa2

O que é Japa?

Japa é a entoação ritmada e atenta de um determinado mantra. Pode ser praticada com o auxílio de uma mala, que ajuda a manter a concentração do praticante. 

É uma técnica simples e eficaz para introverter a mente e conduzí-la à estados meditativos. Qualquer pessoa que dá os seus primeiros passos na meditação percebe o quanto a mente é turbulenta e difícil de controlar. Quando queremos ficar quietos, um turbilhão de pensamentos aparecem. Japa auxilia justamente a manter a mente concentrada, em vez de perdida em pensamentos ou então sonolenta. Com a manutenção desta concentração, espontaneamente estados meditativos são alcançados. Existem três métodos para a prática de Japa:

1. Baikhari japa: é a repetição verbal. É a forma mais simples e recomendada para iniciantes.
2. Upanshu japa: é a repetição sussurrada, aonde os lábios se movem, mas não se houve nenhum som.
3.Manasik japa: é a repetição mental, sem movimento dos lábios. É considerado o mais sutil e poderoso meio de concentração.



O que é Mala (Japamala)?

A mala ou japamala é similar ao rosário cristão utilizado para orações. É utilizada pelos Hindus e Budistas há milhares de anos como auxílio na meditação, ajudando a manter a concentração durante a repetição de mantras (técnica conhecida como japa).

As malas podem ser feitas em diversos materiais e as tradicionalmente utilizadas pelos yogis são de rudraksha, tulsi ou sândalo.

Cada mala tem uma conta extra que é chamada de sumeru (junção ou cume) e localiza-se na junção da primeira com a última conta. O sumeru auxilia o praticante a manter a concentração durante a prática de japa, além de permitir a contagem do número de mantras.

3


Como usar a Mala (Japamala)?

Entre as diversas maneiras de segurar a mala a forma tradicional na Yoga é segurá-la com a mão direita entre os dedos médio e polegar. O polegar é usado para ir movimentando a mala. O dedo indicador não encosta na mala pois geralmente representa o ego na tradição ióguica.

A prática começa na primeira conta da mala, localizada ao lado do sumeru (conta extra principal). A cada mantra repetido, movem-se os dedos para a conta seguinte, até que a última conta antes do sumeru seja alcançada. O sumeru nunca é ultrapassado. Para se fazer mais do que uma volta, tradicionalmente deve-se prosseguir no sentido inverso.

howtojapa2

Escolhendo um Mantra

Existem inúmeros mantras que podem ser utilizados, desde mantras simples e universais como Om, Amém, Shalom, So hum, como mantras mais complexos como Gayatri, Tryambakam, Poornamadah, Om Asatoma, Om mani padme hum etc.

Quando for escolher um mantra para a sua prática escute os sinais do seu corpo, mente e alma.

Para o praticante comum, recomenda-se o uso de mantras simples e que são muito eficazes para o controle da mente e respiração.

Escute mantras no Portal Yoga Brasil acessando: http://yogabrasil.org/index.php?option=com_jukebox

Aonde Praticar

Você pode praticar em qualquer ocasião, muitas pessoas carregam a Mala no próprio pescoço, punho ou em bolsinhas de pano para praticar aonde estiverem.
Na Índia e no Tibet é comum você se deparar com pessoas nas ruas em diversas situações praticando Japa.

Em alguns lugares sagrados na Índia um mantra é entoado sem pausa durante anos. Um exemplo é o Sivananda Ashram em Rishikesh, no qual desde 1943 o mantra Hare Rama é entoado  24 horas por dia em um salão aberto à todos.

praia malajapa2


Quais são os seus benefícios?

Diversos estudos científicos* comprovam que a prática regular de japa reduz consideravelmente a pressão arterial, níveis de estresse, batimentos cardíacos e frequência das ondas cerebrais. A sua prática regular permite o alcance sistemático e gradual dos mais elevados estados de consciência, trazendo sensação de profunda paz e relaxamento. É uma excelente alternativa para manter a mente em equilíbrio, longe de comuns doenças psicossomáticas como crises de estresse, transtornos de ansiedade, depressão etc.

*
- Effect of rosary prayer and yoga mantras on autonomic cardiovascular rhythms: comparative study (www.bmj.com/cgi/content/full/323/7327/1446)
- Transcultural perspectives on researching rosaries and mantras (www.bmj.com/cgi/eletters/323/7327/1446)
- Spectral Analysis of the Vedic Mantra Omkara (http://www.svyasa.org/research_papers/sao/intro.asp)
- Dynamic Interactions Between Musical, Cardiovascular, and Cerebral Rhythms in Humans (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19569263)
- Cerebral blood flow changes during chanting meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19773673)
- Autonomic changes during "OM" meditation (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8582759)




Imprimir
Helena
Helena

Artigos Relacionados

O que são Chakras?

O que são Yamas e Niyamas?

O que são Mantras?

Yoga não precisa ser religião