
Quando o Guru saiu da tenda tinha a sua espada manchada de sangue e a multidão que se encontrava fora da tenda ficou muito receosa. O processo voltou a repetir-se, mas desta vez entraram três homens na tenda, que tiveram o mesmo infeliz destino.
Por fim, cinco homens corajosos entraram na tenda e pouco depois sairam, na companhia do guru os cinco, sãos e salvos e deu-se início a uma cerimônia. Nesta cerimônia, o Guru salpicou-os de água santa com uma espada, que simbolizava a coragem e a força, e a mulher do Guru salpicou-os com néctar, para simbolizar que apesar da força e coragem era também necessário haver doçura e amor.
Depois das orações, o Guru nomeou-os de primeiros membros da comunidade khalsa, que defendia acima de tudo a igualdade humana. Cada um escolheu um símbolo com que se identificasse, que formaram os “5 Ks”, ou Panj Piaras. Panch significa 5 e Piaras amados.
Para existir maior igualdade e para por fim às castas sociais, o Guru decidiu que todos teriam o mesmo apelido: os homens chamariam-se “Singh” que significa leão, e as mulheres “Kaur” que significa princesa.
Saiba mais: