Dia Mundial do Riso pela paz mundial

world-laughter-yoga
30/04/2010 - Os políticos e ativistas já tentaram  inúmeros movimentos, mas poderia o segredo para a paz mundial  ser  tão simples como uma boa gargalhada?
Podemos tentar achar a resposta  neste domingo, quando o Dia Mundial do Riso (World Laughter Day) é comemorado. O dia foi concebido há 12 anos pelos fundadores do Laughter Yoga, Dr. Madan Kataria e sua esposa, Madhuri e é celebrado no primeiro domingo de maio.

"O riso é uma linguagem comum que pode  conectar o mundo", disse Kataria. "Eu pensei que deveria haver um Dia Mundial do Riso".
"Eu sei que paz no mundo soa piegas", disse Alex Eingorn, um médico quiroprático nova-iorquino e líder de Yoga do Riso treinado por Kataria,  “mas se mais pessoas estão rindo, isso significa que menos pessoas estão odiando."

Kataria vai celebrar o dia com seus seguidores em Mumbai, enquanto Eingorn tem planos de rir no metrô com um grupo de estudantes e outros instrutores e, em seguida, caminhar da Times Square para a sede das Nações Unidas.

Quando o Clube de Yoga do Riso de Kataria foi criado em 1995, ele nunca esperava ganhar tanta popularidade. A idéia veio a ele enquanto trabalhava em um artigo sobre os benefícios do riso sobre a saúde. Inspirado por sua pesquisa, ele começou um Clube do Riso, com cinco membros, em um parque público perto de sua casa.

O grupo começou apenas contando piadas, mas apesar de atrair novos membros, as piadas logo ficaram escassas. Então,  Kataria percebeu que o clube poderia ter êxito mesmo sem humor genuíno.

"Seu corpo não sabe a diferença se o riso é verdadeiro ou falso", disse ele. "Você tem os mesmos efeitos bioquímicos  por apenas fingindo rir. Essa foi a grande iluminação para mim, que o riso não precisa ser conectado com os motivos da vida".

Esse conceito serviu de base para o Yoga do Riso. Kataria e sua esposa criaram técnicas de risos e combinaram com técnicas de respiração da Yoga tradicional e palmas rítmicas.

Os participantes descobrem que o riso é um excelente remédio. Gargalhar pode ser considerada até uma atividade aeróbica. Na verdade, segundo um estudo da Stanford University Medical School, um minuto de riso equivale a 10 minutos em uma máquina de remo, sob o aspecto cardiovascular.

Rir também alivia o stress, relaxa os músculos e produz endorfinas, que ajudam a inibir a dor. "Eles são como os opiáceos, mas é legal e totalmente livre, e tão viciante", disse Eingorn. "A natureza é muito sábia. Criam-se estas coisas em nossos corpos que são tão, tão poderosas."
Dezenas de milhares de membros de clubes do riso abrangendo 65 países devem se reunir em parques ou auditórios e outros locais para rir e orar pela paz mundial.

Fonte: Aol News

artigos-interessantes-yoga



Imprimir  

Artigos Relacionados

Gurulândia

O Guru de Pirapora

Yoga do Riso