Iogue mais popular da Índia tenta provar que ioga cura o câncer

ramdev-medicine

Defensores e críticos da medicina tradicional na Índia se preparam para uma nova batalha científica, após a promessa de que o iogue (pessoa que pratica a ioga) mais popular do país vai demonstrar em três anos que a técnica pode curar o câncer.

"Curei centenas de pacientes e apresentei os registros médicos de 35 deles no hospital AIIMS de Nova Délhi", disse recentemente o iogue, conhecido como swami (mestre) Ramdev, em uma conferência pública diante de um painel de membros da Associação Médica da Índia (IMA).

Ramdev é quase uma instituição na Índia. Ele comanda um programa de televisão, que é sucesso de audiências, no qual, usando uma túnica laranja, ensina posturas da ioga. Ao mesmo tempo, anuncia os produtos de seu império farmacêutico.

Na televisão, o iogue garante que a sua técnica de exercícios respiratórios, conhecida como "pranayama", cura ou alivia hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, herpes e queda de cabelo.

Mas os médicos indianos se irritam com a insistência do swami em propagar a capacidade da ioga para curar cânceres de garganta, mama, glândulas pituitárias, próstata e também leucemia.

"Não é uma questão de fé. Há estudos. As células cancerosas morrem num ambiente oxigenado. E, pela ioga, o corpo humano multiplica por dez a quantidade de oxigênio disponível. Assim, o câncer se cura", afirma o porta-voz do iogue, S. Tigarawala.

Contenda

A polêmica entre a ioga e o câncer nasceu de declarações de Ramdev na semana passada. Ele afirmou que a ciência médica moderna está baseada na ignorância e que os médicos na realidade tentam manter as pessoas permanentemente doentes.

"Achamos que essas afirmações podem prejudicar a sociedade. Não se deve enganar o povo desse modo. Ramdev está fazendo um bom trabalho com a ioga, mas tem que ser responsável e saber que muitos de seus seguidores acreditam nas suas palavras de forma cega", afirma o presidente da IMA, Ashok Adhaoo.

Ramdev se defendeu depois dizendo que ele mesmo recomenda a medicina convencional para casos de tumores extensos, bloqueios arteriais, malária ou tuberculose. Mas as suas declarações já conquistaram a antipatia dos médicos.

A técnica

O iogue comanda acampamentos de ioga, nos quais centenas de pessoas levantam as pernas sobre tapeçarias enquanto o swami expõe as virtudes de seus tratamentos. As substâncias que usa vão desde ervas até urina de vaca.

O sucesso do iogue se baseia na fusão da tradição milenar da ioga com superstições presentes em boa parte da Índia. Ele acompanha o sincretismo da tribuna de seu programa de TV. Agita seu estômago a toda velocidade e diz entre brincadeiras que tudo se deve à ioga.

Seguidores e críticos dos tratamentos do iogue terão que esperar três anos para saber o verdadeiro lugar de seu mestre. Mas o ministro da Saúde, Anbumani Ramadoss, não esperou tanto e chamou de "lixo" as posições de Ramdev sobre o câncer.

"Não acreditamos que ele possa curar o câncer. Portanto, terá que provar. Propusemos a Ramdev que aplique seu remédio a seus pacientes, que permita testes clínicos de seus métodos e que nos dê um relatório num prazo de três anos", desafiou Adhaoo.

Fonte: Folha

Imprimir  

Artigos Relacionados

Gurulândia

O Guru de Pirapora

Yoga do Riso