Confira dez curiosidades sobre a mostra "6 Bilhões de Outros"

 

Mosaico com alguns dos 5.600 entrevistados que compõem a exposição "6 Bilhões de Outros", no Masp

Em cartaz no Masp, em São Paulo, a exposição "6 Bilhões de Outros" traz vídeos que expõem sentimentos de anônimos. Leia entrevista com seu idealizador e confira dez curiosidades sobre a mostra:

Vesak - Milhões celebram a iluminação de Buda

buddhist-meditation2

Na Lua cheia de maio, milhões de pessoas ao redor do mundo celebram o dia de Vesak, em comemoração ao nascimento, iluminação e falecimento do Buda histórico, Sidarta Gautama.  A Equipe do Portal Yoga Brasil deseja  a todos um feliz Vesak! Que todos possam ser iluminados!

Sementes de Paz

Namaste amigos,

Compartilho precioso trecho que li no livro “Jornada de Amor à Terra” de Laura Roizman e Elci Ferreira, com orações de paz das diversas tradições.

Hari Om

Yoga e Cristianismo

Entre os dias 3 e 6 de setembro de 1998 foi realizado, no Rio de Janeiro, o IX Congresso Brasileiro de Yoga. Entre as atividades realizadas, houve uma mesa redonda sobre Bhakti Yoga, onde representantes de várias correntes religiosas se encontraram e discursaram maravilhosamente sobre a vida espiritual e a relação com Deus. O Padre Zezinho, não podendo comparecer, enviou – para ser lido – o fax transcrito a seguir.

Muita gente me pergunta se um cristão pode praticar Yoga, que muita gente inadvertidamente identifica com religião ou filosofia estranha. Não falta, inclusive, quem combata o Yoga como caminho que, segundo eles, pode afastar alguém da fé.

Sufismo e Yoga


sufismo-danca

A palavra “Yoga” tem vários significados em sânscrito. Deriva da raiz “Yuj”, que significa “juntar” e abrange todos os seus significados. Os hindus acreditam que o Jivātma ou alma humana é parte do Parātma ou Alma Divina. O Parātma se manifesta na criação e no processo evolutivo de todas as almas, onde o Jivatma atinge sua plenitude na Parātma. Esta concepção é, encontrada no Sufismo, quando o profeta Maomé diz: “Eu era um tesouro escondido e queria me manifestar, portanto fiz a criação”.

Kundalini a Serpente

Embora seja usada como símbolo de regeneração e Imortalidade, a serpente, quando formando um anel com a cauda em sua boca, é também um claro símbolo da unidade em tudo e todos, a totalidade da existência. Veja: Anfisbena e Ouroboros.

Serpentes envolviam os seguidores de Hermes(o caduceu)e de Asclepius, onde uma única serpente envolvia o cedro. No caduceu de Hermes, as serpentes não eram simetricamente gêmeas, elas pareciam adversárias. As asas sobre o cedro são identificadas como asas mensageiras; Hermes o Mercúrio para os romanos , que era o mestre da diplomacia e retórica, de invenções e descobertas, protetor dos comerciantes e dos aliados e na visão dos mitologistas, dos ladrões.

Subcategorias

X