O principal alfabeto utilizado pelo Sânscrito é conhecido como Devanāgarī, e pode ser dividido em várias partes de acordo com diversos critérios. Então, vamos ver o alfabeto e, na próxima seção, aprenderemos como pronunciar as letras. Mais uma coisa, a vogal "ḹ" não será considerada aqui, por ser uma vogal teórica e raramente usada. Por "teórico", quero dizer que foi inventada para manter os pares curto/longo: a/ā, i/ī, etc., de modo que esse "ḷ" não fique sem o seu correspondente longo.
O devanagari (em sânscrito: देवनागरी, pronúncia: devanágari, transliteração: devanāgarī, de deva, "divindade", e nagari, "urbana": "[escrita] urbana dos deuses") é uma escrita alfabeto-silábica da família brâmica, do sul da Ásia, usada desde o século XII. Muitas línguas da Índia, como o hindi, o sânscrito, o marata, o caxemira, o sindi, o biari, o bhili, o concani, o bhojpuri e o nepalês, usam o devanágari. É escrito e lido da esquerda para a direita.
Traçar um quadro histórico dos estudos de sânscrito desenvolvidos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo consiste, sem dúvida, em mostrar que houve, ao longo de vinte e seis anos, efetiva evolução, que configura os objetivos maiores de uma universidade, aberta, como deve ser, à renovação de currículos, de programas de disciplinas, de linhas de pesquisa, de criação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares etc.
Video do Mantra Bhavajánandaji com transliteracao
Sanscrito Gramatica - video em ingles