Livro ensina princípios e exercícios da ashtanga ioga

FAQ Acessos: 6205
Livro apresenta exercícios e inspirações da ashtanga vinyasa iogaA ashtanga ioga é uma vertente da ioga hatha, isto é, física. Esta prática envolve o uso de posturas em conjunto com técnicas de respiração para alcançar um estado de "união". Os exercícios são frenéticos, intensos e ágeis

e o primeiro objetivo da ashtanga ioga é cultivar um corpo forte e flexível, além de uma mente clara e focada na prática. Famosos como Madonna e Sting declararam-se fãs desta modalidade de ioga.

Baseado em princípios clássicos da prática da ioga, o livro "Viva Melhor: Ashtanga Ioga", da Publifolha, apresenta movimentos e posturas especialmente criados para acalmar a mente e relaxar o corpo. Escrito pelo instrutor de ashtanga, Anton Simmha, o título oferece informações sobre a história da ashtanga e seus princípios, além de citar os benefícios da prática.

Ao longo do livro, o leitor encontra várias citações de pensadores da ioga, além de explicações sobre dieta e estilo de vida que ajudam a alcançar o equilíbrio e a paz interior.

O título mostra como introduzir os princípios da ashtanga ioga em todas as áreas da vida, tanto em casa quanto no trabalho, além de abrir caminhos para os passos interiores da ioga, como a meditação, que levam à autodescoberta e à transformação espiritual.

Exercícios passo a passo

A partir do segundo capítulo, o livro traz exercícios passo a passo, ricamente ilustrados, e técnicas de respiração e movimentos que aumentam a flexibilidade e aliviam o estresse. A primeira série de posturas é a de aquecimento, também chamada de "saudação ao sol". "A sequência de aquecimento é a pedra fundamental da prática da astanga. Também é a base de treinamento perfeita para principiantes, pois ensina a conectar a respiração e os movimentos do vinyasa", explica Simmha no título.

Em seguida, "Ashtanga Ioga" apresenta uma sequência de posturas para fazer em pé. De acordo com informações do livro, "as posturas em pé propiciam o desenvolvimento da força e do equilíbrio em todo o corpo". Entre os exercícios deste capítulo estão: alongamento lateral intenso, o triângulo estendido e a postura da árvore.

O livro também traz um capítulo com uma série de posturas para serem feitas no chão. Nestas posições, os pontos de contato com o chão mudam dos pés para as nádegas e as mãos, que dão uma base mais ampla e um centro de gravidade mais baixo. Segundo o título, estes exercícios são bons para alongar a coluna, melhorar a flexibilidade e abrir as vértebras, além de alongar os tendões.

"Ashtanga Ioga" ensina ainda uma sequência final de posturas, composta de posturas invertidas (com a cabeça para baixo) e com algumas contraposturas para equilibrar. "A inversão do corpo resulta no aumento de sangue oxigenado para a cabeça. Isso melhora a atividade cerebral, aumenta a consciência sensorial e propicia um pensamento mais claro, com maior concentração", afirma Simmha no livro.

O Autor

Anton Simmha é instrutor de ashtanga e descobriu a ioga em Londres nos anos 1980. Desde então, exerceu a prática com diversos mestres, entre eles o renomado Sri K. Pattabhi Jois, que leciona no Ashtanga Research Institute, em Misore, no sul da Índia.

"Viva Melhor: Ashtanga Ioga"
Autor: Anton Simmha
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 24,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800 140090 ou no site da Publifolha

Fonte: Folha

 

Imprimir
Professor Yoga
Professor Yoga

Artigos Relacionados