
Numa altura de 3.048 metros acima de Uttarkashi, a beleza deste planalto surprenderá até os mais intrépidos viajantes. Infinitos gramados verdes salpicados com flores cor de laranja, brancas, azuis, violetas ondulam na paisagem, emoldurada com sublimes picos cobertos de neve.
Durante todo o verão, há rebanhos ruminando nos pastos, enquanto cães pastores correm pelos campos e crianças observam a paisagem na frente das cabanas Gujjar. Por todos os lados, nuvens baixas movimentam- se acima dos prados, envoltas em uma cena de tirar o fôlego, lembrando a Escócia.
Dayara Bugyal é um sonho para o viajante amante da natureza. Situada num penhasco perto de Bhatwari na rodovia Uttarkashi-Gangotri (27 quilômetros de Uttarkashi), Dayara Bugyal é uma maravilha ainda inexplorada. Com muita neve durante o inverno, Dayara Bugyal transforma-se num destino de sonho para esquiadores. Tem uma das mais belas pistas de esqui da Índia oferecendo alternativas às pistas retas de Auli,
Manali e Gulmarg. Ainda preservada do turismo de massa, Dayara é um lugar perfeito com pistas de esqui espalhadas numa superfície de 29 quilômetros quadrados.
É melhor começar o trekking de oito quilômetros, de Barsu até Dayara, bem cedo de manhã. Com ventos gradientes, o caminho de dois metros de largura, que leva até o alto da montanha, atravessa uma floresta densa com antigos carvalhos, cedros e bétulas. O som de grilos estridentes nas árvores cobertas de musgo, as pegadas de ursos e felinos, os gritos de corujas e macacos langor contribuem a criar uma atmosfera assustadora
e gótica.
Perto de Dayara, há muitos passeios para se fazer como por exemplo Siyari, Gidara, Bakaria, entre muitos outros. Os viajantes mais aventureiros podem fazer o trekking de 37 quilômetros, em dois dias, através da densa floresta até Dodi Tal e, em seguida, até a estrada que leva a Sangam Chatti.
Entretanto, para este trekking, deve-se contratar um guia, pois o caminho é escarpado e perigoso ; até mesmo, os habitantes do lugar já arriscaram suas vidas na trilha estreita e escorregadia.
É possível acampar às margens do pitoresco lago. A 3.084 metros de altitude, Dayara Bugyal oferece uma das mais cativantes vistas da majestosa cadeia dos Himalaias.
Uma das principais atrações do local é o templo de Sheshnag situado na estrada Raithal-Dayara. No dialeto local, Bugyal significa ‘prado de alta altitude’ . Em outros termos, Dayara Bugyal, no estado de Uttaranchal, equivale
a Khajjiar (Dalhousie) no estado de Himachal.
Até o início dos anos noventa, Dayara era conhecida somente pelos habitantes do lugar e Gujjars, que iam até estas pastagens no passado, com seus rebanhos no final de maio quando a grama brotava, depois que a neve era derretida pelas temperaturas estivais. Este ritual anual continua até hoje.
Cabanas de adobe com telhados de palha são as únicas estruturas construídas, espalhadas nos prados durante o verão. Pode-se chegar até Dayara a partir de dois vilarejos — Arsu ou Raithal. Ambos situam-se nas principais estradas no trajeto Uttar Kashi-Gangotri. Na base da cordilheira, pode-se chegar aos vilarejos de táxi
percorrendo os 6 quilômetros até Barsu, e mais dois quilômetros até Raithal. Este luxo pode custar a soma de 400 a 600 rupias negociáveis.
Uma opção mais barata é embarcar em uma das lotações Mahindras que circulam entre Uttar Kashi e Gagotri e chegar até Bhatwari (uma cidade a 27 quilômetros de Uttar Kashi na estrada de Gangotri).
Pode-se alugar um táxi em Bhatwari por 200 rupias percorrendo os 11 quilômetros na estrada sem asfalto até Barsu. Entretanto, a opção mais barata é o ônibus que parte de Bhatwari às 16h30.
Pela nobre soma de 15 rupias, é possivel fazer a viagem até Barsu. A tarifa para Raithal é a mesma. Até hoje, não há hotéis ou casas para alugar em Barsu ou Raithal.
Uma especialidade culinária inesquecível em Dayara Bugya é o ‘fresh green gupka’ ou cebolinha selvagem abundante no local.
Infelizmente, o número de turistas diminui a cada ano. Após a visita, o turista urbano insensível deixa lembranças desagradáveis como garrafas de plástico, embalagens de papel e outros alimentos.
Como Chegar:
De trem: Rishikesh é a estação de trem mais próxima de Dayara Bugyal que fica a 192 quilômetros.
Via terrestre: Dayara Bugyal está bem conectada pela rodovia até Uttarkashi. Há um serviço de ônibus privado entre Uttarkashi e os vilarejos de Rithal e Barsu. Barsu fica a 184 quilômetros de Rishikesh.
Acomodação: Há albergues turísticos, hotéis privados e também hospedarias em Uttarkashi.
Fonte: Notícias da Índia